Páginas de Esporte

Neste texto daremos um giro pelo mundo e conhecer um pouco sobre os jornais que tratam unicamente do esporte. Apesar de no Brasil não ser tão famoso, alguns periódicos desportivos são os diários mais lidos em certos lugares. Até há pouco tempo, a “Gazeta Esportiva” era a única, atualmente disponível apenas na edição online. O “Lance!” nasceu em 1997, com um novo conceito de formato e leitura, o que cativou o público e mantém um constante crescimento. Vejamos em outros países.

Logo do “Lance!”

Na França, o “L’Equipe” é um dos jornais mais lidos e um dos mais completos em termos de modalidades. Falam sobre futebol, basquete, natação, ginástica, Rugby e até xadrez! Na Itália existe o rosado “Gazzetta dello Sport”, com suas páginas em cor-de-rosa, isso porque durante a II Grande Guerra o papel dessa cor veio ser uma alternativa barata ao papel branco, mais caro. A aceitação entre os italianos foi boa e a mudança é mantida até hoje.

A “Gazzetta” e suas páginas em cor-de-rosa

Na Espanha, o “Marca” foi criado por Franco, na década de 30, para divulgar os clubes madrilenhos e com isso fortalecer a unidade nacional a partir de Madri. E isso acontece até hoje. Mais tarde, “El Mundo Deportivo” e “Sport”, diários catalães, surgiram para dar maior cobertura a outros clubes, como o Barcelona e o Espanyol. Em Portugal, “A Bola” é o diário mais lido entre os lusos. O mais lido, independentemente da abordagem do jornal! Porém, este é o mais benfiquista dentre os três, já que há também o “Récord” e “O Jogo”, sendo este último mais nortenho do que lisboeta.

“A Bola”: o jornal mais lido em Portugal

Vamos cruzar o Atlântico rumo à América do Sul. Poderia citar o “Tercer Tiempo”, de Santiago do Chile. O “Ovación”, de Montevidéu. Mas nada incomparável com o “Olé”, de Buenos Aires. Sim, senhores. Aquele jornal que vive tirando sarro do Brasil, que contrata jovens jornalistas, recém-formados, com aquela rivalidade à flor-da-pele para escrever poucas e boas do futebol tupiniquim!Mas cá entre nós: é uma rivalidade sadia e engraçada!

O “Olé” depois da última Copa América (3 a 0 Brasil sobre a Argentina)*

Experimentem e acessem as páginas desses jornais que foram citados. Vale muito a pena observar como cada país vê o esporte (principalmente o futebol). Nota-se claramente que a maneira como vemos o jogo é muito mais parecida com a dos nossos hermanos do que com a dos europeus! Bem, boa leitura a todos!

*Q.E.P.D.: Que en Paz Descanse

1 Resposta to “Páginas de Esporte”


  1. 1 25/04/2008 às 2:47 pm

    Oi Vir,

    Passei por aqui pra conhecer o seu blog!

    Adorei o jornal rosa italiano! hahaha (comentário fútil de quem não gosta de esportes!!!)

    Mas agora falando sério, até pra mim que não gosto de esportes tem coisas interessantes! Gostei!

    beijinhos…


Deixe um comentário