As Abelhas de Presidente Prudente¹

¹Prudent President Bees, tradução em alusão a como são conhecidas as equipes desportivas profissionais nos EUA

Por falta de apoio do poder público local, o Grêmio Recreativo Barueri fez as malas e mudou-se para a cidade de Presidente Prudente, no extremo oeste do estado de São Paulo. Se não fosse pelos nomes em português, poderíamos pensar que uma notícia como esta estaria vindo dos Estados Unidos, em que as equipes desportivas profissionais atuam como franquias e mudam de cidade: se as coisas não correm bem comercialmente em um lugar, logo vão para outro. Assim foi com os Los Angeles Raiders, que transformaram-se em Oakland Raiders; assim foi com o Vancouver Grizzlies, que hoje é o Memphis Grizzlies.

Foi o que o Barueri fez. Mudou-se de cidade, foi para Prudente. Centro importante, mas que hoje vive tempos muito diferentes de quando contava com a Prudentina e o Corinthians (vulgo “Corinthinha”), nas principais divisões do futebol de São Paulo.

Algo como o ocorrido pode dar certo? Não! No Brasil, não. O êxito de uma organização desportiva também depende de fatores sociais como a relação com a base de torcedores e os vínculos da instituição com o lugar. Qual então a relação do Barueri com Presidente Prudente, municípios separados por mais de 600 quilômetros? Nenhuma. Quantos jugadores nascidos em Prudente o quadro do Barueri vai usar? Até agora, onde se sabe, nenhum.

Mudar o nome não vai resolver. As cores e o passado vão sempre recordar Barueri. Também o projeto inicial, o estádio moderno que chamam-no “Arena” e que ficará para trás, certamente como um “elefante branco” para a prefeitura da cidade que a equipe abandonou.

Os políticos de Presidente Prudente não têm nada a perder. Jogos em sua cidade durante o ano 2010 contra grandes clubes de São Paulo e do Brasil atrairá turistas e rendimentos à cidade. Entretanto, se o Barueri/Prudente for rebaixado, a história poderá ser outra e essa mudança de cidade, repensada. Para além disso, a distância da capital pode prejudicar o clube, que perderá força política e mercado consumidor.

Lembram-se do Matsubara de Cambará (PR) que se mudou para Londrina? Resultado: o clube hoje depois de uma licença, está na 3ª divisão do paranaense, mas manda os jogos em Cambará.

Símbolo da Sociedade Esportiva Matsubara (seeklogo.com)

Em países com uma cultura de clubes como a nossa, a sul-americana e a europeia, não há como isso funcionar. O clube está muito associado às suas origens sócio-econômicas e geográficas.

2 Responses to “As Abelhas de Presidente Prudente¹”


  1. 1 Luiz Haas 14/01/2010 às 11:05 am

    Salve Virgo!!!

    Cara, tenho que fazer uma correção no seu belo texto!!

    Se não me engano (tenho quase certeza) o Matsubara que você cita foi fundado em Cambará (PR), e depois se mudou para Londrina…onde, em 1995, teve como meio campo o grande ídolo do Corinthians Neto!!!! E no ano passado, a equipe jogou a 3ª divisão do campeonto paranaense.

    Abraços!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,520 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: