Comunicações para o Esporte

A programação esportiva da imprensa Brasileira mudou muito e para melhor. O conteúdo tem sido mais completo e abrangente, muito diferente do arroz-com-feijão que costumávamos assistir há alguns anos: eleições polêmicas nos clubes, escândalos, preparação para os jogos, provocações, etc. . De tanto que a imprensa tem condenado, os jogadores já tem tido respostas mais articuladas e são esses que mais têm aparecido. A programação tem sido mais Mundial e “Olímpica”, muito em função do crescimento da economia Brasileira, da presença dos nossos compatriotas pelo mundo, do papel social e global que possui o esporte e o Brasil ter sido escolhido País-sede de dois grandes eventos esportivos.

Trabalho esse todo de apresentador X ou Y? Não! Consequência da concorrência na área das comunicações. Com o desenvolvimento e aumento do alcance da internet e da TV paga, o rádio, a TV (tanto aberta e quanto a paga nacional) e os jornais precisaram inovar para cativar, manter e conquistar audiência, cansada das gírias, jargões e mesmices do mundo dos esportes. Ademais, atualmente são mais os canais exclusivamente dedicados ao esporte; ou ao menos que tem boa parte da grade de programação dedicada a ele. Obviamente que as “mesmices” continuam em algumas emissoras e programas, majoritariamente seguidos por telespectadores de maior faixa etária.

Como resultado disso tudo, vislumbra-se uma geração mais exigente, consciente e inserida na indústria do esporte. Como consequência disso ela exigirá e demandará transparência, excelência e  profissionalismo dessa indústria – para os resultados/produtos esportivos ou não -, caso contrário buscará outras alternativas de entretenimento.

Não apenas restrito às colunas e comentários dos comunicadores do esporte, é o próprio desenvolvimento das comunicações a serviço do crescimento e profissionalismo da indústria do esporte.

0 Responses to “Comunicações para o Esporte”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: