Imbróglios

Esta última semana ficou marcada pela renúncia de Alexandre ‘Sandro’ Rosell à presidência do FC Barcelona, acusado de apropriação indevida de recursos quando da recente compra dos trabalhos de Neymar. Isso não é novidade. Na Alemanha, Uli Hoeness – dirigente do Bayern de Munique – será julgado em Março por sonegação de impostos, mas o caso não levou a deixar o cargo que ocupa.

No mesmo dia do imbróglio blaugrana, Neymar posta uma foto sorrindo. A compra dele – e não ele – foi o pivô disso tudo. Além disso, vazam um vídeo íntimo de um zagueiro brasileiro. Obviamente o clube o dispensa – e não o demite – para tratar do assunto. Correta atitude, com bom senso, envolve a vida pessoal do funcionário. Em outras circunstâncias, caberia a demissão.

São centenas de polêmicas no mundo do esporte a cada semana.

Lição disso é a de que a indústria do esporte deve se proteger para preservar 1) o atleta, centro dessa indústria e o 2) torcedor/consumidor, o público-alvo dessa indústria. Há diversas formas de se proteger, é só estabelecer no contrato. Se – como acontece em inúmeras modalidades de alto-rendimento – o atleta/funcionário não pode andar de motocicleta ou esquiar (risco de lesão muito alto e isso acaba por interferir no resultado do produto esportivo), poderia também não postar qualquer parvoíce textual ou visual em rede social.

Quanto aos dirigentes, sugiro lembrar Raphaël Ibañez, antigo capitão da seleção francesa de rugby: ‘como queremos ser lembrados pela sociedade? As pessoas nos têm como exemplos. Sejamos os exemplos!

0 Responses to “Imbróglios”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Siga-me no Twitter

Blog Stats

  • 150.045 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: