Vocações e Condições

“Não jogamos bem. Não temos jeito nenhum para o futebol, ao contrário dos negros.”(“Futebol no Cimo da Montanha” – Courrier Internacional, nº97, 9-15/Fev 2007, p.39) 

Esta frase é atribuída a Miguel Ángel Dacomée, um menino Quéchua da vila de Quiroga, uma pequena localidade dos Andes equatorianos. Tal afirmação levanta a diversas questões, dentre as quais a tendência para a prática de determinada modalidade desportiva. Não teriam mesmo os indígenas vocação para o futebol?         

Vê-se o exemplo desse país andino de pouco mais de 10 milhões de habitantes. O Equador nos últimos anos tem se destacado no desporto-rei, qualificando-se para os dois últimos Mundiais (2002 e 2006). Ao se analisar a seleção equatoriana tendo como base estas Copas do Mundo, observa-se que a afirmação do menino tem validade uma vez que a maioria dos jogadores são negros, salvo alguns brancos como Kaviedes, Ambrossi e Mora e apenas um jogador de descendência indígena: Edwin Tenorio. Além disso o maior jogador da história do Equador e ícone do futebol latino-americano, Alex Aguinaga, era branco.           

Dentre todas as seleções da América do Sul que se qualificaram para um Mundial na história, pouquíssimas possuíam em seus quadros jogadores indígenas. Mestiços de segunda ou terceira geração sim, como o chileno Zamorano (Mundial 98) e a maior parte do time da Bolívia no Mundial 94. Nesta linha de raciocínio o Paraguai seria uma exceção uma vez que a maioria de seus titulares descendem dos índios Guaranis. Bom, teriam os Guaranis portanto maior pré-disposição às atividades desportivas diferentemente de outros troncos indígenas como os Quéchuas, Incas e Aimarás?          

Com tudo isso, há de se levar ainda em conta inúmeros fatores como desempenho em nível dos clubes e também o fator altitude para explicarmos êxitos relativos à seleção e clubes bolivianos e peruanos – países em que a maioria da população é indígena. Agora, não teriam mesmo os índios vocação para o futebol ou seria uma conseqüência da condição marginal que eles ocupam na sociedade latino-americana? Vocação pelo visto têm, mas condições não.

2 Responses to “Vocações e Condições”


  1. 1 Sr. WordPress 30/09/2007 às 1:30 pm

    Oi, este é um comentário.
    Para apagar um comentário, faça o login, e veja os comentários a esta mensagem. Lá, você terá a opção de editar ou apagar o comentário.

  2. 2 Balofa 12/10/2007 às 10:38 pm

    E aí Caro Amigo….

    estou acompanhando muito feliz e com orgulho teu blog…que está muito legal…continue escrevendo para nos informar deste mundo do desporto que não conhecemos, ou que conhecemos muito pouco!!!

    Um grande abraço…

    Balofa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

15 de Fevereiro

1894 – Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo

16 de Fevereiro

1867 – Abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de São Paulo, a São Paulo Railway

17 de Fevereiro

1867 – O primeiro navio atravessa o Canal de Suez

18 de Fevereiro

1965 – Independência do Gâmbia

19 de Fevereiro

1846 –  O governo da República do Texas transfere oficialmente o poder para o governo do estado do Texas após a anexação do Texas pelos Estados Unidos

20 de Fevereiro

1962 – Programa Mercury: a bordo da “Mercury-Atlas 6”, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos

21 de Fevereiro

1945 – Segunda Grande Guerra: a Força Expedicionária Brasileira derrota as forças alemãs na Batalha de Monte Castello durante a Campanha da Itália

22 de Fevereiro

2002 – O líder político angolano Jonas Savimbi é morto em uma emboscada militar

Blog Stats

  • 146.312 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: