Há alguns dias conversava com um amigo sobre a reforma e construção de estádios para o Mundial FIFA 2014. Falávamos do Maracanã. Ele, contra a demolição. Eu, a favor.
É muito pertinente tudo o que se diz a favor da manutenção do estádio. Tradição, história e legado, é o que dizem.
Entretanto, se há a oportunidade de mudar? Por que não se muda? É sabido que o Maracanã possui um conceito ultrapassadíssimo em relação aos mais conceituados grandes estádios do planeta. Basta comparar os tempos de entrada e evacuação da multidão. Os assentos cobertos também.
A demolição do antigo estádio de Wembley (www.tribuneindia.com)
Se Wembley, que é Wembley, e significa muito mais para o futebol do que o Maracanã, foi demolido! Não entendo o porquê de não reconstruirem o estádio do Rio de Janeiro, apenas reformá-lo. Tradição, história e legado não atraem público.
Vou deixar a minha opinião como profissional da área de gestão de arenas.
As questões de história, passado e tradição, devem ser deixadas de lado quando tratamos de business.
Como sabemos o Maracanã foi construído para a Copa de 1950 e como bem disse o Virgílio o seu conceito está ultrapassadíssimo, precisando de profundas adaptações. Então é uma questão de custo e benefício. No meu modo de pensar tem ser avaliado o que é mais viável economicamente, a reforma ou a construção de um novo.
Se for detectado que a construção de um novo é economicamente mais viável, então constrói um belo museu em anexo ao novo e moderno estádio. No museu estará guardada toda a história, tradição e passada do antigo estádio.
Enquanto o consumidor terá um novo estádio mais confortável, seguro e atrativo.
Pois é, Rômulo!
Obrigado pela opinião!
Tem absoluta razão!
Lembrei-me que além de Wembley, tem o estádio da Luz, em Lisboa, do Benfica.
O povo Português é um povo de tradição e que a cultiva bastante. Logo, o torcedor do Benfica também. Foi o antigo estádio da Luz que presenciou inúmeras glórias do clube e da seleção nacional, tanto a principal quanto a de juniores. Veja só o quanto o antigo estádio da Luz representava ao Benfica e ao futebol português.
Nem pensaram 2 vezes. Analisaram a situação: demoliram o estádio.
Em seu lugar, construíram um novo e extremamente moderno. Nunca vi estádio igual.
Abraços,
Virgílio.