Truculência Nacional*

* – Continuação do post “Truculência Mundial” de semanas atrás

Campeonato Brasileiro 2009 terminado. Flamengo hexacampeão. Foi uma grande festa, sem dúvida alguma. No entanto, as comemorações foram exageradas e resultaram em violência, vandalismo e desrespeito ao próximo.

Em Curitiba, o descenso do Coritiba FC levou a uma batalha campal. Na hora lembrei-me de um documentário sobre a tragédia de Heysel, em 1985: era final da Copa dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões) entre o Liverpool FC (ING)  e a Juventus (ITA). Antes do jogo as duas torcidas envolveram-se em uma confusão e os ingleses encurralaram nas bancadas os adeptos italianos. 39 deles morreram asfixiados, nas arquibancadas.

Heysel, 1985: vá ao estádio e coloque sua vida em risco! (www.idrottsforum.com)

Esses exemplos são cenas de barbárie e ignorância. Quem vê de fora pensa que o brasileiro é desordeiro, primitivo e que resolve as adversidades com violência e ignorância. Segundo algumas autoridades, parece que é comum o ser assim, não há como conter a paixão da torcida.

Não dá é pra conter a burrice de alguns vários. Torcedores e autoridades.

Torcedores da Juventus em Heysel (www.ubishops.ca)

E há clubes que distribuem bilhetes a desordeiros. Depois reclamam que falta “verba”. É óbvio: bilhete oferecido + patrimônio danificado = prejuízo! Uma operação de subtração!

Mais uma vez digo que a solução está:

– No aumento do preço dos bilhetes;

– Combinada com a melhoria dos estádios;

–  Aplicação de programas de fidelidade de torcedores;

– Venda antecipada de bilhetes para a época toda;

– Ação policial.

Está provado: o torcedor frequenta um estádio em busca de segurança, conforto, facilidades (estacionamento, acesso) e socialização. No entanto, não se encontra nada disso. Que sejam, portanto, feitos investimentos nestes pontos. Se for para aumentar o preço dos bilhetes, que aumentem. Ok, muitos gostaram de lá estarem e terem visto o Flamengo campeão. No entanto, a grande maioria dormiu lá ou chegou nas primeiras horas da manhã para evitar confusões e filas. Evitar desconforto e aborrecimento.

Até as formigas organizam melhores filas que os torcedores nos estádios do Brasil. Nem o Homem de Neanderthal brigava à maneira com que torcedores do Coritiba e do Flamengo brigavam ontem.

Com todo respeito, Sr. Homem de Neanderthal!

1 Response to “Truculência Nacional*”


  1. 1 Romulo Maceo 14/12/2009 às 10:53 am

    É um absurdo a forma que o torcedor é tratado no Brasil. Mais absurdo ainda é como os “gestores” do nosso futebol vêm os torcedores.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.767 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: