Acredito que muitos tenham visto o filme “Invictus”, em que Morgan Freeman faz o papel do ex-presidente Nelson Mandela e Matt Damon o de François Pienaar durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, em uma África do Sul recém saída do Apartheid.
Repararam por acaso nos patrocinadores que aparecem naqueles jogos reproduzidos nas cenas do filme? Foram impecáveis nestes detalhes, a não ser pela atualização das logomarcas: a Xerox em 1995 não tinha a mesma logo que atualmente. Entretanto, a Xerox esteve nas filmagens, bem como a South African Airways, a Heineken, enfim. Entretanto, qual a efetividade de um patrocínio esportivo “on site”.
Em 1995 fizeram esta pesquisa na África do Sul e, à saída do estádio, após um jogo, a “taxa de lembrança” de um patrocinador no estádio foi a seguinte (em outras palavras, a porcentagem da amostra que lembrou-se das marcas):
Heineken, 75%; South African Airways (SAA), 45%; Cellnet, 28%; Sony, 26%; Coca-Cola, 25%; Citizen (relógios), 24%; Famous Grouse (whisky), 21%; Xerox, 16%; Toyota, 13%.
Fonte: TSMS
Devido ao caráter histórico do torneio, que valeu até um filme, estes patrocinadores estarão sempre associados ao evento e sua particularidade, fatores que agregarão valor às suas marcas.
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