Madiba, Invictus e os Patrocinadores

Acredito que muitos tenham visto o filme “Invictus”, em que Morgan Freeman faz o papel do ex-presidente Nelson Mandela e Matt Damon o de François Pienaar durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, em uma África do Sul recém saída do Apartheid.

África do Sul x Austrália - IRB World Cup 1995 - itelegraph.co.uk

África do Sul x Austrália - IRB World Cup 1995 - itelegraph.co.uk

Repararam por acaso nos patrocinadores que aparecem naqueles jogos reproduzidos nas cenas do filme? Foram impecáveis nestes detalhes, a não ser pela atualização das logomarcas: a Xerox em 1995 não tinha a mesma logo que atualmente. Entretanto, a Xerox esteve nas filmagens, bem como a South African Airways, a Heineken, enfim. Entretanto, qual a efetividade de um patrocínio esportivo “on site”.

Em 1995 fizeram esta pesquisa na África do Sul e, à saída do estádio, após um jogo, a “taxa de lembrança” de um patrocinador no estádio foi a seguinte (em outras palavras, a porcentagem da amostra que lembrou-se das marcas):

Heineken, 75%; South African Airways (SAA), 45%; Cellnet, 28%; Sony, 26%; Coca-Cola, 25%; Citizen (relógios), 24%; Famous Grouse (whisky), 21%; Xerox, 16%; Toyota, 13%.

Fonte: TSMS

Devido ao caráter histórico do torneio, que valeu até um filme, estes patrocinadores estarão sempre associados ao evento e sua particularidade, fatores que agregarão valor às suas marcas.

0 Responses to “Madiba, Invictus e os Patrocinadores”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.767 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: