Muito bem organizada a festa da final do Campeonato Paulista de 2010, diferentemente do ano passado. Foi mesmo um êxito, apesar da imensidade de pessoas envolvidas nisso tudo. Era impressionante: com exceção dos jornalistas, eram cerca de 100 pessoas em volta do campo de jogo.
Fora isso, o que chamou minha atenção foi a execução do Hino Nacional por uma Orquestra Sinfônica. A Orquestra é sensacional e – apesar de não entender de música – fez excelentes arranjos. Entretanto os espectadores, que mal sabem entoar a Canção Pátria, perderam-se nos retoques dados ao Hino pela Orquestra. Resultado: ninguém cantou.
Se a intenção dos responsáveis é o de cultivar o civismo através da execução do Hino Nacional, que façam isso de uma maneira apropriada, que aproxime-o da população e não o torne mais distante. Infelizmente uma Orquestra Sinfônica está distante da maioria do público que frequenta o futebol, público este que não vai entender os arranjos e retoques de uma Orquestra Sinfônica.
Mais valia o uso de um CD com o Hino: mais rápido, mais barato e eficiente.
Acho que faltou foi “microfone” na orquestra !
Acho que foi um lindo jogo, mas sem sombra de dúvidas o espetaculo foi por conta da orquestra muito bom ouvir esse sentimento chamado música