Soccer para Inglês Ver

Dia 12 de Junho, quando Inglaterra e EUA enfrentarem-se em Rustemburgo, não será apenas um jogo entre a ex-Metrópole e a ex-Colônia, mas sim de um jogo de “football” contra o de “soccer”. Um jogo carregado de estereótipos e preconceitos.

A Inglaterra vê o futebol nos EUA da mesma maneira que os EUA veem o beisebol na Inglaterra. John Harkes, foi o primeiro futebolista estadunidense a jogar como profissional na Inglaterra no início dos anos 1990. A torcida dirigia-se a ele: “Ei, Ianque: volta pra tua terra e jogar aquele estúpido futebol americano”. De lá pra cá muita coisa mudou depois da zebra da Copa de 1950, quando a Inglaterra perdeu para os EUA no estádio Independência, em Belo Horizonte: Dempsey é ídolo no Fulham (finalista da Liga Europa); Brad Friedel e Kasey Keller são dois dos melhores goleiros da Liga Inglesa Barclays. Cada vez mais os Ianques são cotados para atuarem na Inglaterra. O atrativo: profissionalismo. O estadunidense não diz: “não posso”. O estadunidense diz: “por que eu não posso?”. E ele acaba fazendo. 

Muito do conceito que os ingleses possuem do futebol nos Estados Unidos pode ser visto no filme “Hooligans” (“Green Street Hooligans”), de 2005, em que são levantados os estereótipos dos estadunidenses, criados pela sociedade inglesa em geral.

Torcedores do Liverpool contra a gestão do clube, executada por Estadunidenses (Tim Hales/AP)
Torcedores do Liverpool contra a gestão do clube, executada por Estadunidenses (Tim Hales/AP)

Ademais, há também a maneira com que os Estados Unidos enxergam o desporto: eles não possuem uma tradição clubística, as equipes são empresas, franquias, não são clubes. Na Inglaterra, o clube é uma empresa, entretanto centenária, “umbilicalmente” vinculada a uma cidade ou região, sem exceção.

Independentemente de estereótipos, conceitos e preconceitos, será um grande jogo, do futebol mais rico e mediático do planeta contra o que mais tem se desenvolvido em aproximadamente duas décadas.

0 Responses to “Soccer para Inglês Ver”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.752 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: