Pré-Conceitos

Infeliz – em um adjetivo mais elegante – a matéria da Veja desta semana sobre o Rugby. Tentaram denegrir a modalidade, fizeram afirmações sem fundamento, expuseram conclusões sem conhecerem o esporte e os verdadeiros esforços de quem joga e de quem dirige a modalidade no País.

Se foi esta a intenção desta revista, não conseguiram. Os responsáveis pela matéria não conhecem o Rugby e os valores que transmite. Não conhecem os seus praticantes e o amor com que eles jogam. Claro, leitor, muitos podem dizer: “em situações como estas, só amor não adianta, só amor não leva isso para frente”.

Muito felizmente há os que acreditam, há aqueles que são levados pelo lema que o “coração manda” e seguem em frente. Por conta deles, hoje o Rugby não é mais militância no País. Este blog é capaz de mostrar isso. O Rugby é a cada dia mais levado a sério e cresce ano a ano. Um motivo ou outro no passado fez com que ele não fosse tão popular quanto outras modalidades. Se for feita uma analogia à matéria da Veja, o futebol Brasileiro até os anos 1930 do século passado acumulava péssimos resultados internacionais. Outras modalidades também têm atletas que precisam conciliar o esporte com a vida profissional. Não se trata apenas do Rugby.

Aliás, se uma matéria como esta é publicada, é porque o Rugby está fazendo barulho e infelizmente a sociedade tem pré-conceitos deste esporte. Pré-conceitos concebidos por um meio de comunicação, de circulação nacional e formador de opinião pública pode, no mínimo, conduzir a população a ter uma visão e opinião limitada e restrita sobre o mundo e as inovações que podem ser benéficas a ela própria. Em longo prazo, significa o atraso e não-desenvolvimento de um País.

E o compromisso de todo meio de comunicação é servir e contribuir para o crescimento do País. O que a revista escreveu, serve de alento para seguir em frente. De resto mandou bem mal, Veja.

Garotas praticantes de Rugby - RFU/Inglaterra

Garotas praticantes de Rugby - RFU/Inglaterra

0 Responses to “Pré-Conceitos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: