Rugby além do Óbvio

Esses dias meu irmão perguntava sobre o motivo dos recentes conflitos entre quirguizes e uzbeques. Não soube no momento responder, por falta de informações. Levando em linha de conta que a tensão dá-se na cidade quirguiz de Osh, procurei levantar algumas hipóteses, sem saber dos motivos dos enfrentamentos.

Ora, o Quirguistão não é rico em recursos naturais; 15% do solo do País é arável, ou seja, não têm coisa alguma e brigam por nada, salvo se os motivos forem questões de trabalho, como a empregabilidade, em outras palavras, por coisas que os uzbeques se submetem a fazer que os quirguizes não fazem, a roubarem os seus postos de trabalho.

Se diversos motivos distanciam estas duas etnias, o Rugby é capaz de unir. E justamente para difundir os valores do Rugby, de respeito, camaradagem, entre outros, que as seleções nacionais dos dois Países realizaram uma grande partida em Bishkek, capital do Quirguistão. O jogo foi em 2008 e o resultado não interessa, mas este conflito étnico ocorre com muita frequência desde o fim da União Soviética (1991). Portanto, como mostra a foto abaixo, o Rugby mostra que é capaz de – pelo menos durante 80 minutos mais o tempo do terceiro tempo – aproximar os dois povos.

Quirguistão x Uzbequistão - Bishkek, 2008 - Fonte: IRB

Quirguistão x Uzbequistão - Bishkek, 2008 - Fonte: IRB

0 Responses to “Rugby além do Óbvio”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: