Os estádios de futebol de Londres, seus respectivos clubes mandantes e distritos

estadios-londres

Evento Bacana

image001

As Braçadeiras de Capitão na Espanha:

RM, FCB, Atlético, Villarreal

O Real Madrid usa uma braçadeira tradicional, com as três faixas da sua fornecedora de equipamentos. O FC Barcelona tem a bandeira da Catalunha ao fundo. Atlético de Madri e Villarreal usam cores sem um significado maior.

Sevilla

O Sevilha presta homenagem ao ex-jogador Antônio Puerta, falecido em 2007.

Valência, La Coruña e Málaga

O Valência tem como fundo a bandeira da Comunidade Valenciana. O La Corunha usa a bandeira da Autoridade Naval Galega, enquanto que o Málaga tem as cores de fundo preferidas do atual capitão.

Athletic

O Athletic tem a bandeira do País Basco ao fundo.

O Ranking dos Negócios no Esporte em 2014

em valores estimados em Dólares Americanos (USD)

Os atletas como marca:

1º LeBron James – EUA – Basquete – USD 37 milhões potencializado por patrocínios pessoais com a Coca-Cola, McDonald’s, Nike e Upper Deck

2º Tiger Woods – EUA – Golfe – USD 36 milhões

3º Roger Federer – SUI – Tênis – USD 32 milhões

4º Phil Mickelson – EUA – Golfe – USD 29 milhões

5º Mahendra Singh Dhoni – IND – Críquete – USD 20 milhões

6º Usain Bolt – JAM – Atletismo – USD 19 milhões

7º Cristiano Ronaldo – POR – Futebol – USD 17 milhões

8º Kobe Bryant – EUA – Basquete – USD 15 milhões

9º Lionel Messi – ARG – Futebol – USD 12 milhões

10º Rafael Nadal – ESP – Tênis – USD 10 milhões

As equipes como marca:

1º NY Yankees – EUA – Beisebol – USD 521 milhões

2º Real Madrid CF – ESP – Futebol – USD 484 milhões

3º FC Barcelona – ESP – Futebol – USD 438 milhões

4º Dallas Cowboys – EUA – Futebol Americano – USD 404 milhões

5º Manchester United FC – ING – Futebol – USD 399 milhões

6º New England Patriots – EUA – Futebol Americano – USD 351 milhões

7º FC Bayern München – ALE – Futebol – USD 287 milhões

8º Los Angeles Dodgers – EUA – Beisebol – USD 279 milhões

9º Boston Red Sox – EUA – Beisebol – USD 260 milhões

10º Los Angeles Lakers – EUA – Basquete – USD 254 milhões

Marcas no esporte:

1º Nike – EUA – USD 19 bi

2º ESPN – EUA – USD 16,5 bi

3º Adidas – ALE – USD 5,8 bi

4º Sky Sports – ING – USD 4,5 bi

5º UnderArmour – EUA – USD 4,1 bi

6º Reebok – ING – USD 0,88 bi

7º YES – EUA – USD 0,68 bi

8º NESN – EUA – USD 0,52 bi

9º MLBAM – EUA – USD 0,52 bi

10º UFC – EUA – USD 0,44 bi

Os eventos esportivos como marca:

1º Super Bowl – Futebol Americano – USD 500 milhões

2º Jogos Olímpicos de Verão – Poliesportivo – USD 348 milhões

3º Jogos Olímpicos de Inverno – Poliesportivo – USD 285 milhões

4º Copa do Mundo FIFA – Futebol – USD 170 milhões

5º NCAA Men’s Final Four – Basquete – USD 143 milhões

6º Liga dos Campeões da UEFA – Futebol – USD 139 milhões

7º Série Mundial da MLB – Beisebol – USD 113 milhões

8º WrestleMania – Luta-Livre – USD 105 milhões

9º Daytona 500 – Automobilismo – USD 100 milhões

10º Kentucky Derby – Esporte Equestre – USD 99 milhões

Fonte: Forbes http://onforb.es/1vPZxAB

Cartaz de partida de futebol em 1936

Jogo de futebol em 1936

Jogo de futebol em 1936

Meu TOP 10 dos Livros sobre Esporte

O amigo Aldo Tamagusuku desafiou-me nos dez livros que mais me marcaram. Adaptei para os TOP 10 com o tema deste blog, o Esporte. Seguem abaixo:

1 – Winning! (Clive Woodward)

Winning

2 – Soccernomics (Simon Kuper & Stefan Szymanski)

soccernomics

3 – El Fútbol a Sol y Sombra (Eduardo Galeano)

4 – Agôn Gestão do Desporto: o Jogo de Zeus (Gustavo Pires)

5 – Vencer ou Morrer: Futebol, Geopolítica e Identidade Nacional (Gilberto Agostino)

vom

6 – Com Brasileiro, Não Há Quem Possa! Futebol e Identidade Nacional em José Lins do Rêgo, Mário Filho e Nelson Rodrigues (Fátima Antunes)

7 – Fútbol y Patria (Pablo Alabarces)

8 – Como o Futebol Explica o Mundo (Franklin Foer)

9 – Invasão de Campo: Adidas, Puma e os Bastidores do Esporte Moderno (Barbara Smit)

invasão de campo

10 – A Virada Olímpica (Michael Payne)

avo

Além desses, destaco mais três:

A) Enciclopédia dos Craques: fichas completas de 1632 jogadores de futebol do Brasil e do Mundo (Mário Mendes e Marcelo Duarte)

aedosc

B) O Rádio, o Futebol e a Vida (Flávio Araújo)

RadioFutebolVidaGde

C) Futbologías: Fútbol, Identidad y Violencia en América Latina (Pablo Alabarces, org.)

1291405832_small

——————————

Os 15 esportistas mais bem pagos do mundo em 2013 (em dólares):

1) Floyd Mayweather/EUA (boxe) – USD105 milhões

744x1128

2) Cristiano Ronaldo/POR (futebol) – USD80 milhões

3) LeBron James/EUA (basquete) – USD72,3 milhões

4) Lionel Messi/ARG (futebol) – USD64,7 milhões

5) Kobe Bryant/EUA (basquete) – USD61,5 milhões

6) Tiger Woods/EUA (golfe) – USD61,2 milhões

7) Roger Federer/SUI (tênis) – USD56,2 milhões

8) Phil Mickelson/EUA (golfe) – USD53,2 milhões

9) Rafael Nadal/ESP (tênis) – USD44,5 milhões

10) Matt Ryan/EUA (futebol americano) – USD43,8 milhões

11) Manny Pacquiao/FIL (boxe) – USD41,8 milhões

12) Zlatan Ibrahimovic/SUE (futebol) – USD40,4 milhões

13) Derrick Rose/EUA (basquete) – USD36,6 milhões

14) Gareth Bale/WAL (futebol) – USD36,4 milhões

15) Radamel Falcao/COL (futebol) – USD35,4 milhões

Neymar é o #16 (USD33,6 milhões)

Na F1 o #1 é Lewis Hamilton/ING, #19 no geral, com USD32 milhões;

Sebastian Vettel/ALE, 4 vezes campeão mundial, é o #83 (USD19 milhões);

No críquete, o #1 é Mahendra Singh Dhoni/IND, #22 no geral, com USD30 milhões;

744x1128 (1)

Ninguém do rugby está entre os 100 mais bem pagos.

Fonte: Forbes http://onforb.es/UpbeiC

O Negócio do Críquete na Índia (Harsha Bhogle/TED Talks):

http://bit.ly/1qRmaRN

Números que valem:

– Nos primeiros 48 jogos do Mundial FIFA 2014 a taxa de ocupação média dos estádios foi de 98,02%

16.400.000 mensagens foram tuitadas durante o Brasil (3) 1 x 1 (2) Chile, de 28-06-2014, em Belo Horizonte/BRA

Muito criativos…a CUMBIA PAPAL:

Questão Cipriota:

Chipre

Em Porto Elisabete, dia 10-07-2010, estive para ver a decisão de 3º e 4º lugar do Mundial FIFA, entre Uruguai 2 x 3 Alemanha (foto do meio na montagem acima). Perto de mim, estavam penduradas a bandeira do Chipre (na montagem à esquerda e no círculo azul ao meio) e da bandeira da República Turca do Norte do Chipre (à direita da montagem e no círculo vermelho ao meio). Rivalidades histórica separam gregos e turcos e, consequentemente, dividem a ilha do Chipre em duas partes, separadas pela “Linha Verde”. Nicósia é a única capital dividida do planeta, assim como foi Berlim (1946-1989).

O que se canta:

“Brasil, decime que se siente,

tener en casa a su papá…te juro que aunque pasen los años,

nunca nos vamos a olvidar…que el Diego los gambeteó, El Cani los vacunó,

Están llorando de Italia hasta hoy…El Messi lo van a ver, la Copa nos va traer.

Maradona es más grande que Pelé…”

O Mesmo Jogador, mas 2 Seleções!

PROSINECKI

Robert Prosinecki jogou pela Iugoslávia na Copa do Mundo FIFA 1990. Fora campeão europeu de clubes (atual Liga dos Campeões da Europa) com o Estrela Vermelha, de Belgrado. Com a independência da Croácia em 1991 ele atuou pelo novo país no Mundial FIFA de 1998.

Números que Valem…e Muito!

28-5-2014

Às vésperas do Mundial FIFA 2014, os que mais aparecem na TV. No futebol:

Colocação/Nome/Anunciantes/Número de Inserções

1º   Raí (Caixa Econômica Federal): 987
2º   Neymar (Ambev, Claro, Nike, Unilever): 807
3º   Ronaldo (Claro, Grupo Pão de Açúcar): 306
4º   Felipão (Ambev, Peugeot, Sadia, Vivo, Walmart): 289
5º   Hulk (Ambev, Vivo): 251
6º   Joel Santana (Oi, P&G): 202
7º   Túlio (Oi): 155
8º   Pelé (Grupo Carrefour, P&G, Subway): 147
9º   Goleiro Marcos (Magazine Luiza, Multivisão): 137
10º Marta (Coca Cola, Ministério do Turismo): 126

No geral, dentre futebolistas e não-futebolistas:

Colocação/Nome/Anunciantes/Número de Inserções

1º   Raí (Caixa Econômica Federal): 987
2º   Neymar (Ambev, Claro, Nike, Unilever): 806
3º   Gisele Bundchen (Carolina Herrera, P&G, SKY): 660
4º   Fátima Bernardes (Seara): 387
5º   Bruno de Luca (Decolar.com): 379
6º   Ivete Sangalo (Bombril, P&G): 378
7º   Tatá Werneck (Oi): 341
8º   Vitor Belfort (Sky): 336
9º   Ronaldo (Claro, Grupo Pão de Açucar): 306
10º Flavia Alessandra (Artex, Flora, Kraft Foods): 301

Abaixo campanha de Luiz Felipe Scolari para a Caixa Geral de Depósitos, de Portugal, quando era treinador da seleção de futebol daquele país (anúncio de 2007):

———————————

25-5-2014

Final da Champions League em Lisboa (24-5-2014, Real Madrid CF 4 x 1 Club Atlético de Madrid): impacto de 409,8 milhões de Euros; entre consumos e serviços, 47 milhões de Euros, sendo: 54% hotelaria; 22% em alimentação, 7% no turismo (aproximadamente 70 mil turistas a mais) e 17% em serviços como segurança.

Fonte: IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing)

———————————-

19-2-2014

De onde vêm os jogadores da Premiership Inglesa (Rugby):

foto (1)

———————————–

7-2-2014

Os Jogos Olímpicos de Sochi:

sochi-numbers

——————————————–

29-01-2014

Números do Super Bowl 2014:

1) Um anúncio de 30s chegou a ser vendido por USD 4 milhões (em 2004 o máximo foi de USD 2,3);

2) Audiência estimada nos EUA: 100 milhões de pessoas. Os EUA têm aproximadamente 300 milhões, portanto, 1/3 dos que moram em território estadunidense (em 2013 este número foi de 108,4 milhões);

3) A InBev (controlada pelo brasileiro Jorge Paulo Lehmann) é, de acordo com o ‘Wall Street Journal’, a maior anunciante no Super Bowl entre 2003 e 2012, tendo gasto USD 248,6 bilhões com publicidade durante as transmissões do evento. Em 2º lugar a Pepsi (USD 182,7 bi), em 3º a GM (USD 97,2 bi) e em 4º a Coca-Cola (USD 80,8 bi)

————————————————

Dados da TNS (Transfer Matching System), sobre 2012:

1) O Brasil exportou 656 atletas

2) Nas relações Brasil x Portugal: 137 vieram; 91 foram

3) Idade média do jogador negociado: 25 anos e 3 meses

————————————————

Os XI da história do Futebol pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’:

Lev Yashin (RUS)

Gaetano Scirea (ITA)                    Bobby Moore (ING)

Djalma Santos (BRA)   Beckenbauer (ALE)   Cruijff (HOL)   Breitner (ALE)

Pelé (BRA)                    Diego Maradona (ARG)

Garrincha (BRA)                    Ferenc Puskás (HUN)

DT: Rinus Michels (HOL)

—————————————————-

Especial do ‘O Estado de S. Paulo’ sobre os 150 anos do futebol (26-Outubro-2013), em formato .pdf:

150 anos de futebol – OESP – 26.10.13

—————————————————–

Apresentação1

——————————————————

Top 5 Rivalidades no Futebol

1) LIOZADA x BOCADA

2) Torino x Juventus? Não! TORINO FC x MALOCA FC ou TORINO EC x AA PAULICEIA

3) Empatados: CA Newell’s Old Boys x CA Rosario Central; Grêmio FBPA x SC Internacional; Cruzeiro EC x Atlético-MG; Atlético-PR x Coritiba FC; CA Boca Juniors x CA River Plate; SL Benfica x Sporting CP; Hamburgo SV x St Pauli FC; Celtic FC x Glasgow Rangers FC.

Claro, isso tudo é uma brincadeira. Mas no livro “The Football Book” há uma parte que cita as maiores rivalidades no futebol.

Como se mede a rivalidade no futebol? Número de pessoas envolvidas? Classes sociais envolvidas? Etnias? Religião? Distância? Política?

Rivalidade não se mede, se vive. Cada rivalidade possui sua particularidade. Por isso não há como ranquear.

——————————————————–

Números que Valem

De acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), encomendada pelo Ministério do Turismo, entre os dias 15 e 30 de Junho de 2013 (Copa das Confederações):

– 230 mil turistas brasileiros circularam entre Brasília, BH, Rio, Fortaleza, Recife e Salvador;

– 20 mil estrangeiros;

– Todos circularam cerca de R$740 milhões somadas as seis capitais

Imagina (o quanto a mais poderia ser) na Copa em 2014.

Ranking mundial de Pós-Graduação em Esportes:

A SportBusiness (sportbusiness.com) divulgou recentemente o seu ranking mundial de Cursos de pós-graduação em gestão do esporte. Confiram abaixo (download 6,15 MB):

SBI_189_Masters

Números que Valem

Patrocínios no esporte correspondem a 35% do orçamento de marketing da Emirates

Fonte: Sport Business Insider (sportbusiness.com)

Top 10 – Filmes com Esporte:

1- “Invictus” – EUA, 2009 – Dir.: Clint Eastwood – Com: Morgan Freeman e Matt Damon

2- “Jerry Maguire: a Grande Virada” – EUA, 1996 – Dir.: Cameron Crowe – Com: Renée Zellweger, Cuba Gooding Jr. e Tom Cruise

3- “Días de Fútbol” – Espanha, 2003 – Dir.: David Serrano – Com: Natalia Verbeke, Pere Ponce e Ernesto Alterio

4- “Duelo de Titãs” – EUA, 2000 – Dir.: Boaz Yakin – Com: Denzel Washington, Ryan Gosling

5- “Um Sonho Possível” – EUA, 2009 – Dir.: John Lee Hancock – Com: Sandra Bullock, Tim McGraw

6- “Lagaan” – Índia, 2001 – Dir.: Ashutosh Gowariker – Com: Aamir Khan, Gracy Singh e Paul Blackthorne

7- “Caro F. Amigo” – Itália, 1994 – Dir.: Mario Monicelli – Com: Paolo Villaggio

8- “Invencível” – EUA, 2006 – Dir.: Ericson Core – Com: Mark Wahlberg, Elizabeth Banks e Greg Kinnear

9- “Fimpen – O Garoto” – Suécia, 1974 – Dir.: Bo Widerberg – Com: Johan Bergman, Monica Zetterlund e Ernst-Hugo Järegärd

10- “Tudo pela Vitória” – EUA, 2004 – Dir.: Peter Berg – Com: Billy Bob Thornton, Lucas Black e Garrett Hedlund

Agora sugiro vocês responderem ao Quiz desta página. O acesso está no cabeçalho, acima!

———————————————

Números que Valem

De acordo com gráfico, o Rugby vai passar o futebol no Brasil dentro de pouco tempo. Compare as posições no ranking entre a seleção da CBF (futebol) e a seleção da CBRu (Rugby):

Gráfico

——————————————–

Escalação de ‘Fuga para a Vitória’*:

Sylvester Stallone (ele mesmo, o ator)

van Himst          Co Prins          Russell Osman          Michael Caine

Ardiles          Bobby Moore          John Wark          Soren Linsted

Mike Summerbee          Pelé

* – filme estadunidense de 1981/1982 que conta a história de prisioneiros da 2ª Grande Guerra (1939-1945) que planejam uma fuga durante amistoso contra soldados nazistas. Obviamente a equipe acima é a dos prisioneiros

———————————————

Números que Valem:

O setor esportivo movimenta cerca de R$65bi, equivalente a 1,6% do PIB Brasileiro

Fonte: Jornal Zero Hora, 20-04-2013, p.22

———————————————-

Dica de Livro:

“La Historia del Fútbol Argentino en 1500 frases”

libro

—————————————————–

Dica de Livro:

“O Marketing Esportivo no Brasil”; 

Rafael Zanette; Thiago Mansur (Organizadores) – Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo (IBME)

Este blogueiro contribui com o capítulo –

“O Jogo que Amamos: a Virada do Rugby Brasileiro”

O livro não está sendo comercializado. Portanto, quem quiser é só entrar em contato.

——————————————-

Os 10 campeonatos esportivos mais valiosos do mundo:

10º – Bundesliga (Liga Alemã de Futebol – 1ª divisão) – USD 2,1bi

9º – Eurocopa (Campeonato Europeu de seleções de futebol) – USD 2,3bi

8º – Copa do Mundo de Críquete – USD 2,5bi

7º – Liga Nacional de Hóquei (NHL – hóquei-no-gelo/EUA) – USD 3bi

6º – Barclays Premier League (Campeonato Inglês de Futebol – 1ª divisão) – USD 3,3bi

5º – Copa do Mundo FIFA – USD 3,65bi

4º – NBA – USD 4,2bi

3º – Jogos Olímpicos de Verão (Pequim 2008) – USD 4,3bi

2º – Liga Maior de Beisebol (MLB/EUA) – USD 7,2bi

1º – Liga Nacional de Futebol Americano (NFL/EUA) – USD 12bi

Fonte: revista Super Interessante, Abr/2012

——————————————-

As colocações ao prêmio “Inovador Esportivo 2011”, da revista ‘Sport Business International’:

20º – Stacey Allaster – CEO da WTA (Women’s Tennis Association)

19º – Dmitry Chernyshenko – CEO dos Jogos Olímpicos de Sochi 2014

18º – David Hill – CEO da FOX Sports

17º – Mike Lee OBE – Consultor da candidatura de Pyeongchang aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

16º – Dietrich Mateschitz – Fundador da Red Bull

15º – Sandro Rosell – Presidente do FC Barcelona

14º – Sharad Pawar – Presidente do Conselho Internacional de Críquete (ICC)

13º – Jeff Nathanson – Gerente de Esportes do YouTube

12º – Bernie Ecclestone – CEO da F1

11º – Kevin Plank – CEO da UnderArmour (fez o uniforme do País de Gales no RWC 2011)

10º – Michel Masquelier – Presidente IMG

9º – Michel Platini – Presidente da UEFA

8º – Marcelo Campos Pinto – Diretor Executivo da Rede Globo

7º – Patrick Nally – Diretor da Mind Sports Partners

6º – Richard Arnold – Diretor Comercial do Manchester United FC

5º – Roger Goodell – Diretor da NFL (futebol americano)

4º – Richard Worth – Gestor de Eventos da America’s Cup

3º – Hassan al-Thawadi – Secretário-Geral do Comitê de Candidatura da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022

2º – Dana White – Presidente do UFC

1º – Nasser al-Khelaifi – Presidente da Al-Jazeera Sport e CEO do Paris St-Germain

————————————————–

O APOEL, do Chipre, é a sensação da Liga dos Campeões da UEFA. O que poucos sabem é o significado de APOEL (sigla em caracteres latinos de):

Athletikos

Podosferikos

Omilos

Ellinon

Lefkosias

em caracteres gregos (língua da região do Chipre onde se localiza o clube): αθλητικός ποδοσφερικός όμιλος ελλήνων Λευκωσίας

Tradução: Grêmio Atlético Grego de Futebol de Nicósia = Athletikos (Atlético); Podosferikos (Futebol); Omilos (Grêmio); Ellinon (Grego); Lefkosias (relativo ao que é da capital do Chipre, Nicósia; em grego: Lefkosia)

——————————————————–

Os 10 clubes de futebol que mais arrecadaram em 2010 (em milhões de BRL)

1º – SC Corinthians Paulista: 59,5

2º – CR Flamengo: 57

3º – São Paulo FC: 46

4º – SE Palmeiras: 27,7

5º – Santos FC: 24,5

6º – Cruzeiro EC: 23

7º – Grêmio FBPA: 22,1

8º – CR Vasco da Gama: 21,2

9º – Clube Atlético Mineiro: 21

10º – Fluminense FC: 18,5

Fonte: Trevisan/Jornal Propaganda & Marketing

——————————————————————————-

Top 10 – Competições com maiores médias de público

1 – NFL, 68.240 espectadores (2008)

2 – Liga Indiana de Críquete, 58 mil pessoas (2008)

3 – Bundesliga, 42.565 (2008/2009)

4 – Liga de Futebol Australiano, 36.076 (2008)

5 – Premier League, 36.076 (2007/2008)

6 – Major League Baseball, 32.539 (2008)

7 – Liga de Futebol Canadense (variante do futebol americano), 29.206 (2008)

8 – Liga Espanhola de Futebol, 29.206 (2007/2008)

9 – TIM Serie A, 25.304 (2008/2009)

10 – NPB (Liga Japonesa de Baseball), 25.044 (2008)

Fonte: Revista ESPN (Abr/2009)

———————————————————————————-

Números que valem!

Os 20 clubes mais ricos do mundo em 2009, segundo relatório da Deloitte:

1º – Real Madrid CF (ESP);

2º – FC Barcelona (ESP);

3º – Manchester United FC (ING);

4º – Bayern Munique (ALE);

5º – Arsenal FC (ING);

6º – Chelsea FC (ING);

7º – Liverpool FC (ING);

8º – Juventus Club (ITA);

9º – Internazionale FC (ITA);

10º – AC Milan (ITA);

11º – Hamburger SV (ALE);

12º – AS Roma (ITA);

13º – Olympique Lyonnais (FRA);

14º – Olympique de Marseille (FRA);

15º – Tottenham Hotspur FC (ING);

16º – Schalke 04 (ALE);

17º – Werder Bremen SV (ALE);

18º – Borussia Dortmund (ALE);

19º – Manchester City FC (ING);

20º – Newcastle United FC (ING).

—————————————————————

Números que valem II!

Os 10 clubes mais valiosos do mundo, segundo a Revista Forbes:

1º – Manchester United FC (Futebol/ING): R$3,3bi

2º – Dallas Cowboys (Futebol Americano/EUA): R$2,9bi

3º – Washington Redskins (Futebol Americano/EUA): R$2,7bi

4º – New York Yankees (Beisebol/EUA): R$2,6bi

5º – New England Patriots (Futebol Americano/EUA): R$2,4bi

6º – Real Madrid CF (Futebol/ESP): R$2,39bi

7º – Arsenal FC (Futebol/ING): R$2,11bi

8º – New York Giants (Futebol Americano/EUA): R$2,08bi

9º – New York Jets (Futebol Americano/EUA): R$2,06bi

10º – Houston Texans (Futebol Americano/EUA): R$2bi

—————————————————————————-

Números que valem também!

O impacto estimado, causado pela organização da Copa do Mundo, no PIB Sul-africano (país-sede) é de 10%, de acordo com a Vice-Ministra de Turismo da África do Sul, Tokozile Xasa.

Convém lembrar que a Copa de 2006 aumentou o PIB alemão daquele ano em 0,5%. Entretanto, falamos da Alemanha, 4ª economia do planeta, já a Sul-africana é a 25ª.

São números que valem!

————————————————————

Média de Público no Brasil

O clube com a maior média de público no Brasil é o CR Flamengo. E está muito longe de ser a ideal. Países com menos habitantes, clubes com menos prestígio e cidades bem menores que o Rio de Janeiro possuem quase o dobro que a assistência média do clube carioca.

Isso faz-nos pensar em que falta para atrair mais público aos estádios do Brasil. Eu sempre comento isso no blog: conforto, segurança, facilidades, acessibilidade, hospitalidade, estacionamento e serviços. Conversa para mais de horas e para mais de textos.

Foram comparadas 7 ligas europeias e o CR Flamengo aparece apenas quase na 30ª posição. Isso que não entraram na lista clubes japoneses, mexicanos e argentinos. Aí a concorrência ficaria maior.

Confiram a lista:

Posição Clube País Média de público em casa
Barcelona Espanha 84.165
Borussia Dortmund Alemanha 75.947
Real Madrid Espanha 75.600
Manchester United Inglaterra 75.038
Bayern de Munique Alemanha 69.000
Schalke 04 Alemanha 61.195
Arsenal Inglaterra 59.840
Hamburgo Alemanha 55.709
Internazionale Itália 52.948
10º Olympique de Marselha França 48.795
11º Borussia Mönchengladbach Alemanha 48.425
12º Ajax Holanda 48.292
13º Colônia Alemanha 48.188
14º Eintracht Frankfurt Alemanha 47.625
15º Manchester City Inglaterra 46.173
16º Benfica Portugal 44.750
17º Hertha Berlin Alemanha 44.629
18º Feyenoord Holanda 44.000
19º Milan Itália 43.926
20º Liverpool Inglaterra 43.872
21º Napoli Itália 43.223
22º Sevilla Espanha 42.318
23º Atlético Madrid Espanha 41.600
24º Chelsea Inglaterra 41.474
25º Nuremberg Alemanha 41.255
26º Stuttgart Alemanha 41.188
27º Sunderland Inglaterra 40.875
28º Valencia Espanha 40.333
29º  Flamengo  Brasil  40.036

Fonte: Globoesporte.com, 10-12-2009

———————————————————————————

Cânticos de Torcidas: Top 5

(Goldblatt, David. The Football Book (2009). Londres, DK)

1º Lugar: “You will never walk alone”, “Nunca andarás só” (Liverpool FC, ING)

2º Lugar: “La Roma non si discute, si ama”, “A Roma não se discute, se ama” (AS Roma, ITA)

3º Lugar: “Horto magiko”, “Erva mágica*(Panathinaikos, GRE)

4º Lugar: “Cant del Barça”, “Canto do Barcelona” (FC Barcelona, ESP)

5º Lugar: “I am forever blowing bubbles”, “Estou sempre a soprar bolhas” (West Ham FC, ING)

* – A erva do Panathinaikos é em alusão ao trevo de 4 folhas, símbolo do clube.

—————————————————————————

Os Clubes Mais Ricos do Mundo (Football Money League, Deloitte, 2009)

1º – Real Madrid CF (ESP);

2º – Manchester United FC (ING);

3º – FC Barcelona (ESP);

4º – FC Bayern Munique (ALE);

5º – Chelsea FC (ING);

6º – Arsenal FC (ING);

7º – Liverpool FC (ING);

8º – AC Milan (ITA);

9º – AS Roma (ITA);

10º – FC Internazionale (ITA);

11º – Juventus (ITA);

12 º – Lyon (FRA);

13º – FC Schalke 04 (ALE);

14º – Tottenham Hotspur FC (ING);

15º – Hamburgo SV (ALE);

16º – Olympique Marselha (FRA);

17º – Newcastle United (ING);

18º – VfB Stuttgart (ALE);

19º – Fenerbahçe SK (TUR);

20º – Manchester City FC (ING);

PS: Quem quiser saber os métodos conduzidos pelo estudo que levaram a esses resultados, acessem o site: www.deloitte.co.uk/sportsbusinessgroup

———————————————————————————-

As Maiores Torcidas do Mundo (em milhões de pessoas)

tabela polêmica e que gerou imensa discussão. Será mantida no ar por mais algumas semanas.

Clube Torcida (em milhões)
CR Flamengo 32,6
CD Chivas Guadalajara (MEX) 30,8
Club América (MEX) 26,4
SC Corinthians Paulista 23
CA Boca Juniors (ARG) 16,4
Juventus Club (ITA) 16,3
São Paulo FC 15,3
AC Milan (ITA) 13,4
CA River Plate (ARG) 13,2
Real Madrid CF (ESP) 13,2
Pumas UNAM (MEX) 13,2
CDS Cruz Azul (MEX) 13,2
Kashima Antlers (JAP) 12,3
Gamba Osaka (JAP) 11,9
Jubilo Iwata (JAP) 11,7
1 FC Bayern München (ALE) 10,5
FC Barcelona (ESP) 10,4
Olympique Marseille (FRA) 10,2
Olympique Lyonnais (FRA) 9,6
FC Internazionale Milano (ITA) 9,3
SV Werder Bremen (ALE) 5,7
AFC Ajax Amsterdam (HOL) 4,3
FC Schalke 04 (ALE) 4,3
Manchester United FC (ING) 4,2
SL Benfica (POR) 4,1
Feyenoord Rotterdam (HOL) 3,8
Paris Saint-Germain (FRA) 3,2
Liverpool FC (ING) 3,1
Arsenal FC (ING) 2,6
FC Porto (POR) 2,6
CA Independiente (ARG) 2,2
Sporting CP (POR) 2,1
PSV Eindhoven (HOL) 2,1

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2008/02/26/

Nota: a do E.C. XV DE NOVEMBRO DE JAÚ é maior que todas estas!

Informações que mudam a vida de qualquer um! 🙂

1 Resposta to “Utilidade Pública”



Deixe um comentário