O Maior Espetáculo da Terra

É esportivo. O maior espetáculo da Terra é esportivo e recomeça na próxima sexta-feira, dia 08, de agosto, mês 8 do calendário gregoriano, às 8:08 da noite do horário de Pequim. São os Jogos Olímpicos. Para os chineses, os anfitriões da vez, o número 8 é o da sorte. Os Jogos Olímpicos existem há milhares de anos, mas foi resgatado pelo Barão Pierre de Coubertin há cerca de 120, quando a sua primeira edição da era moderna foi disputada em Atenas, em 1896.

Sede do Comitê Olímpico Internacional, em Lausanne, Suíça (Fonte: AP)

No princípio, os jogos eram disputados em conjunto com a Feira Mundial e testemunhou reis, princípes e nobres a competirem; viu modalidades hoje já inexistentes, incorporou várias, desincorporou outras tantas. Revelou ídolos, heróis e outros reis. Viu um campeão correr 42km descalço. Viu um pastor do interior dos EUA, negro, a desbancar um déspota em sua própria casa. Foi palco para que países afirmassem a sua soberania através da participação nos Jogos, ainda mais com as suas conquistas. A cada edição, mais e mais nações. Foram – e são – neles que as pessoas lutaram – e lutam – pelos mesmos direitos a todos os cidadãos do planeta. Um evento que incorporou conflitos que não tinham nada a ver com o esporte. Entreveros mundiais, brigas ideológicas, religiosas, políticas, econômicas, sociais e raciais. Um evento que é aberto a todos os países do mundo e que hoje em dia todos eles participam. Os boicotes já estão fora de moda. E isso os Jogos Olímpicos também viram! Desde 1896 a crescer. Não apenas em números de participantes, mas em termos de público, patrocinadores, valores financeiros, telespectadores, avanços tecnológicos, entre outros aspectos.    

A tendência disso tudo é crescer ainda mais porque o esporte atualmente é o único fenômeno que consegue reunir em uma mesma ocasião pessoas dos mais diversos rincões do planeta, de diferentes raças, religiões e idiomas, que estão ali para ver, praticar, enfim, viver o esporte, uma linguagem comum entre todos. Por isso a Olimpíada é o maior espetáculo da Terra. É fundamental que o Comitê Olímpico Internacional continue com o seu trabalho de fomentar o espírito Olímpico entre todos os povos, não apenas durante a realização dos Jogos, mas sim durante o nosso dia-a-dia. Dentro ou não do esporte, para que um mundo melhor – como pregava Coubertin – seja construído a partir dos valores transmitidos pelo esporte.

Bons Jogos a todos!!!

0 Responses to “O Maior Espetáculo da Terra”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: