Fim de Semana Milionário

Fórmula 1 em São Paulo, realização perfeita. Só não foi mais-que-perfeita porque Hamilton sagrou-se campeão do mundo. Bom para Hamilton, bom para a escola britânica de automobilismo, bom para a cidade de São Paulo. Circuito cheio, hotéis lotados, turistas, consumo, renda. Milhares de empregos diretos e indiretos criados devido a um evento que dura um pouco mais que um fim-de-semana. Mas tenham certeza que a partir de amanhã a maioria dos hotéis e a administração paulistana já começarão a acertar os ponteiros para receberem a corrida do próximo ano. Oxalá que para melhorar o que ficou a desejar neste ano.

Cidade de São Paulo (fonte: capital.sp.gov.br)

Hoje cedo ouvia a Jovem Pan AM pela net e impressionei-me com a quantidade de fãs da velocidade vindos de diversos países da América Latina. A certa altura, metade dos entrevistados eram estrangeiros. Chile, México e principalmente Argentina, onde Fangio e Reutemann foram os maiores exponentes na F1. Mais um motivo para a cidade de São Paulo ser mais divulgada nestes países e posicionar-se mais como o principal centro urbano latino-americano. Mais motivos para a língua castelhana ser ensinada com mais ênfase no Brasil, com a finalidade de maior integração com os vizinhos.

Autódromo José Carlos “Moco” Pace, Interlagos (fonte: jornale.com.br)

O Brasil e São Paulo apareceram bastante na mídia internacional nestas duas últimas semanas. E não foi pela acentuada queda da Bovespa, nem pelo futebol, eleições municipais ou seqüestros, mas sim por receberem o “circo” da Fórmula 1. Tamanha exposição na imprensa – através de um aspecto positivo que é o desporto, em vez da violência – só tem a favorecer a cidade de São Paulo. A partir de Interlagos a capital paulista é capaz de transmitir ao mundo o quão cosmopolita ela é, assim como o seu poder econômico. O resultado disso é um maior volume de investimentos que por sua vez significa geração de emprego, renda e qualidade de vida para a população.

Região da Berrini, em São Paulo (fonte: estacoesferroviarias.com.br)

O esporte é sim capaz disso tudo e que isso não fique restrito apenas à cidade de São Paulo. Infelizmente o autódromo José Carlos Pace é o único no Brasil (e na América Latina) em condições de receber uma prova da F1. E ainda com diversas restrições, muito há de ser melhorado.

GP de F1 na Oceania (fonte: caradvice.com.au)

Como percebido, milhões e milhões de dólares circularam por São Paulo nestes dias. Muitos outros a McLaren Mercedes forneceu à Toyota também. Por que não? O automobilismo precisa ter um campeão inglês, para não perder a fatia do mercado britânico e o seu grande poder de consumo: durante a década de 90, Damon Hill ficou campeão e depois desta conquista, ele sumiu. Até rimou: o Hill sumiu! Brincadeiras à parte, parabéns a Hamilton, o mais jovem piloto a conseguir um título mundial de Fórmula Um. Mais que isso, ele quebrou uma barreira – barreira não, uma barragem – racial ao ser o primeiro negro a levar o título. Queria mesmo era que a corrida de hoje acontecesse há 30 anos, em Kyalami, África do Sul, em pleno Apartheid. Queria mesmo ver o que a elite sul-africana daquela época faria ao ver Hamilton, negro, campeoníssimo.

Parabéns Hamilton. Parabéns e muito obrigado, Felipe Massa!!!

0 Responses to “Fim de Semana Milionário”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

15 de Fevereiro

1894 – Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo

16 de Fevereiro

1867 – Abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de São Paulo, a São Paulo Railway

17 de Fevereiro

1867 – O primeiro navio atravessa o Canal de Suez

18 de Fevereiro

1965 – Independência do Gâmbia

19 de Fevereiro

1846 –  O governo da República do Texas transfere oficialmente o poder para o governo do estado do Texas após a anexação do Texas pelos Estados Unidos

20 de Fevereiro

1962 – Programa Mercury: a bordo da “Mercury-Atlas 6”, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos

21 de Fevereiro

1945 – Segunda Grande Guerra: a Força Expedicionária Brasileira derrota as forças alemãs na Batalha de Monte Castello durante a Campanha da Itália

22 de Fevereiro

2002 – O líder político angolano Jonas Savimbi é morto em uma emboscada militar

Blog Stats

  • 146.312 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: