Está na página 9 da regulamentação da FIFA (Federação Internacional de Futebol) sobre construção e regulamentação dos estádios: “o estádio deve estar situado em localização suficientemente larga que forneça espaços públicos para a circulação de pessoas, bem como para evacuação”.
Ainda na página 9: “…para que um controle pré-entrada seja realizado com o intuito de evitar que as catracas de entrada fiquem congestionadas e confusões à saída, sabendo-se que ao fim de um jogo, todos quererão sair simultaneamente. Não é uma situação desejada que os estádios estejam localizados em uma área densamente habitada”. O Morumbi está em uma área muito povoada e engolido pela urbe.
Tudo isso é suficiente para encerrar a polêmica sobre o estádio do Morumbi. Ora, está na regulamentação da FIFA. Ou começam a agir, quer seja o São Paulo Futebol Clube, quer seja o governo estadual ou federal, ou São Paulo não terá um estádio para o Mundial FIFA 2014. O estádio não preenche os requisitos para abrigar um evento deste porte. O organismo máximo do futebol não está disposto em ter o seu evento “avacalhado” por interesses particulares.
Que seja construído um outro, fora da cidade de São Paulo e que seja um terminal multimodal, para facilitar o acesso, deslocamento, segurança e conforto do público, consumidor do produto “futebol”.
0 Respostas to “Pitacos Técnicos Morumbísticos”