Consumidores do Esporte

A paixão pelos Springboks (Seleção de Rugby da África do Sul) e pelos Lions (equipe de Rugby de Joanesburgo) é tanta que a casa de família Sul-Africana e o escritório da empresa desta família mais pareciam mini-museus, tamanha a quantidade presente de artigos de memorabilia.

Nenhum membro da família joga ou jogou Rugby, mas todos são grandes entusiastas da modalidade: pai, mãe, os filhos e suas namoradas. Compram bilhetes para toda a época e consomem muito daquilo relativo à equipe para que torcem e aos Springboks.

Ao fazer uma analogia ao Brasil, boa parte dos torcedores de futebol daqui nunca jogou futebol de alta competição, mas são consumidores de futebol e participam de todas as discussões futebolísticas por aqui. Entretanto, ter jogado Rugby tem sido condição sine qua non no Brasil para fazer parte do Rugby brasileiro. Não pode ser assim.

Admiradores da modalidade, mesmo sem haver jogado, não podem ser excluídos deste universo. Afinal são eles também entusiastas, e serão eles que cativarão outros, que também nunca jogaram ou jogarão, a gostarem de Rugby. Com os tempos mais e mais pessoas serão atraídas pelo esporte, passarão a divulgar e “consumir” Rugby, derrubar preconceitos e vencer estereótipos. De certa maneira e, em longo prazo, popularizá-lo.

Com isso, percebe-se outro fator para o crescimento do Rugby no País: o aumento da base de admiradores da modalidade, consumidores, independente de terem ou não praticado o esporte.

3 Responses to “Consumidores do Esporte”


  1. 1 Carlos Woellner 27/07/2010 às 1:13 pm

    Concordo, e não acho que seja uma novidade isso, o complicado é como o fazer… O a parte mais importante disso se torna fazer o publico em geral entender o jogo, uma tarefa altamente complexa…

  2. 2 virgilioneto 28/07/2010 às 2:39 pm

    Olá Carlos, também concordo com você, não é nenhuma novidade nisso. Acredito que o público em geral só vai entender o jogo a partir do momento em que ele estiver mais e mais na mídia. Para isso, é claro, é preciso investimento. A Copa do Mundo na África do Sul contribuiu em muito para a divulgação do Rugby no Brasil, não apenas pelo filme “Invictus”, mas sim pela modalidade ser a preferida dos Sul-Africanos, quer sejam negros e brancos. Foi o que constatei.
    Um abraço e obrigado pelo comentário.


  1. 1 Tweets that mention Consumidores do Esporte « O Esporte e o Mundo -- Topsy.com Trackback em 27/07/2010 às 1:27 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.756 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: