Clubes Migrantes

Nos Estados Unidos, o regulamento das ligas como NBA (basquete), NFL (futebol americano) permite que as equipes, conhecidas como franquias, mudem de cidade. Aqui no Brasil, no futebol daqui (o de 11), não há instrumento que impeça, mas não é uma prática comum. A cultura desportiva Estadunidense aceita tal mudança, a Brasileira, herança da Europeia, já não.

Primeiramente os clubes aqui tem muita ligação com o lugar de origem. Salvo exceções, nos EUA as equipes que possuem identidade com o lugar são as de “high school” e as universitárias. As exceções são, nomeadamente, os NY Yankees (beisebol), os NY Giants, os SF 49ers (ambos no futebol americano) e os LA Lakers (basquetebol). Atualmente, os Grizzlies, no basquetebol, de Memphis, já foram de Vancouver. No futebol americano, os Raiders, antes de Los Angeles, são de Oakland. Essas equipes, ao proporcionarem bons jogos, ao conquistarem resultados e ao tratarem o público como consumidores, registram rendimentos. Entretanto, estas franquias não se mudam para quaisquer cidades.

No Brasil, o GR Barueri foi para Presidente Prudente. O Guaratinguetá está a caminho de Americana, casa do tradicional Rio Branco EC. O Votoraty por pouco não foi para Ribeirão Preto, sob o nome do Comercial FC.

Oras, o GR Barueri saiu de um grande centro para uma cidade de economia bem menor e muito distante. Fatores estes que custarão (custam e custaram) na preparação da equipe para os campeonatos. O campeonato em questão é o Brasileiro da Série A. Hoje eles ocupam a última colocação e estão quase rebaixados à divisão inferior.

O Guaratinguetá vai para Americana. Obviamente, mudará de nome. Entretanto, qual o vínculo deste novo clube com a cidade? Nenhum. Há espaço para mais um, se já existe o Rio Branco? Não. Qual o interesse da Prefeitura daquela cidade com o novo clube? Por que então não direcionaram os investimentos para o Rio Branco? Afinal, todos que acompanhamos o futebol sabemos que o Rio Branco é de Americana. Quero saber até quando isso vai durar.

E os torcedores do Guaratinguetá, como ficarão? Órfãos! 

Desde já isso mostra que o futebol exige muito mais recursos financeiros para a manutenção dos pequenos clubes, uma vez que alega-se a mudança do Guaratinguetá para Americana em função da falta de ajuda do poder público local. É por isso que a disparidade entre os clubes da capital e do interior, em todo o Brasil, está absurda. Antes, várias equipes faziam frente aos grandes. Hoje, já nem tanto.

Outra constatação é que os clubes “migrantes” necessitam urgentemente fazer um estudo de mercado para poderem escolher as cidades onde poderão morar. 

Torcedor do Votoraty, clube que, por problemas financeiros, desistiu de disputar o Paulista 2011. Foto: Gilson Hanashiro, Agência Bom Dia

Torcedor do Votoraty, agora órfão, depois que, por problemas financeiros, o clube desistiu de disputar o Paulista 2011. Foto: Gilson Hanashiro, Agência Bom Dia

Há alguns anos o argentino Racing Club esteve por fechar. Lembro-me de haver lido em uma revista que, para o torcedor do Racing, o problema não era o clube acabar, mas sim, para quem torcer a partir de então.

0 Responses to “Clubes Migrantes”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,532 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: