O Valor de 90 Minutos

Quanto valem 90 minutos para um clube? Sem dúvida que depende do clube, mas pergunto isso porque o CR Flamengo conseguiu para o jogo de estreia de Ronaldinho Gaúcho – apenas para a estreia -, um patrocínio “pontual” de R$900 mil reais.

Do parágrafo acima, algumas coisas: 1) o CR Flamengo precisa urgentemente destes recursos; 2) por outro lado, perderam uma chance para valorizarem-se; 3) o historial nos leva a pensar que alguém ganha com isso. Vamos levar em consideração os pontos 1 e 2. Não tenho nada contra os patrocínios pontuaise exclusivos para um jogo. De acordo com os planos do clube, eles precisam destes recursos de maneira urgente. Por outro lado, poderiam trabalhar com política de patrocínios em longo prazo e valorizar a marca e a camisa da instituição. Só que isso não se daria apenas dentro do campo, com resultados. É preciso também estar “limpo” de tudo o que acontece fora dele também e que é associado ao seu nome. Em resumo, é preciso credibilidade para agregar valor à marca patrocinadora. Que é um clube grande e vencedor, todos já sabemos e boa parte está cansada de saber.

Infelizmente os patrocínios pontuais vão durar por muito tempo no País, enquanto não houver planejamento em longo prazo nas organizações esportivas e empresas dispostas a fazerem esse tipo de colaboração.

0 Responses to “O Valor de 90 Minutos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: