Rusgas

Armênia e Azerbaijão não podiam e não caíram no mesmo grupo de apuramento ao Mundial FIFA 2014. Também evitou-se de que Geórgia e Rússia se enfrentassem. Motivo: guerras e rivalidades históricas.

A Geórgia recentemente entrou em guerra com a Rússia. Armênios e Azeris são rivais há séculos. Por outro lado, Croácia e Sérvia vão se enfrentar. Há 20 anos, em jogo pelo campeonato da antiga Iugoslávia (à altura em processo de desintegração), torcedores do Estrela Vermelha (de Belgrado, que representava os sérvios) e do Dínamo Zagreb (clube da atual capital croata) se enfrentaram nas ruas, em episódio que ruiu a modalidade daquele antigo País. Depois disso, o futebolista croata e destaque do Estrela Vermelha, Robert Prosinecki, alegou que não tinha mais condições de atuar pelo clube: era um croata em meio a uma instituição cujos torcedores representavam o nacionalismo sérvio, que era contra a sua nacionalidade.

O mesmo aconteceu no basquetebol. No mundial de 1990, na Argentina, a Iugoslávia era a campeã, após bater os soviéticos na final. Um torcedor invade a quadra com a bandeira croata, que àquela época pleiteava a independência. Vlade Divac, sérvio e jogador daquela seleção, agarra o torcedor, tira a bandeira das mãos dele e a joga ao chão. Drazen Petrovic, croata, companheiro de seleção e amigo de Divac, vê a cena. Depois deste fato, Divac e Petrovic não se falaram mais. Petrovic morreria em um acidente de carro em 1993. Em 1992 a Croácia conquistava a independência.

No futebol, em 2007 a partida Azerbaijão-Armênia, pelas eliminatórias à EURO’2008, foi suspensa por motivos diplomáticos. No entanto, nem tudo são rusgas: o Rugby conseguiu unir os também históricos desafetos quirguizes e cazaques, em jogo válido pelo apuramento ao Mundial 2011, na Nova Zelândia.

Quirguistão-Uzbequistão, em 2008. Fonte: IRB

Quirguistão-Uzbequistão, em 2008. Fonte: IRB

O esporte é sim instrumento para a paz, ao longo prazo, utilizado como instrumento formador e educador. Na alta competição, pensar que interrompe guerras e aproxima alguns Países, de fato, improvável. Estados Unidos e Irã não reataram relações diplomáticas depois da Copa do Mundo FIFA 1998. Nem a Argentina com a Inglaterra, após o Mundial FIFA de 1986*. Muito pelo contrário, acirrou a rivalidade. Contendas históricas não são cegas ao esporte. Toda nação possui a sua história. Se a nação está envolvida, está também envolvida a história. E história não se esquece.

* – apenas reataram as relações em 1990.

1 Response to “Rusgas”


  1. 1 kenia 05/03/2012 às 10:40 pm

    eu amo os jhogos olimpicos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.752 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: