Rusgas

Armênia e Azerbaijão não podiam e não caíram no mesmo grupo de apuramento ao Mundial FIFA 2014. Também evitou-se de que Geórgia e Rússia se enfrentassem. Motivo: guerras e rivalidades históricas.

A Geórgia recentemente entrou em guerra com a Rússia. Armênios e Azeris são rivais há séculos. Por outro lado, Croácia e Sérvia vão se enfrentar. Há 20 anos, em jogo pelo campeonato da antiga Iugoslávia (à altura em processo de desintegração), torcedores do Estrela Vermelha (de Belgrado, que representava os sérvios) e do Dínamo Zagreb (clube da atual capital croata) se enfrentaram nas ruas, em episódio que ruiu a modalidade daquele antigo País. Depois disso, o futebolista croata e destaque do Estrela Vermelha, Robert Prosinecki, alegou que não tinha mais condições de atuar pelo clube: era um croata em meio a uma instituição cujos torcedores representavam o nacionalismo sérvio, que era contra a sua nacionalidade.

O mesmo aconteceu no basquetebol. No mundial de 1990, na Argentina, a Iugoslávia era a campeã, após bater os soviéticos na final. Um torcedor invade a quadra com a bandeira croata, que àquela época pleiteava a independência. Vlade Divac, sérvio e jogador daquela seleção, agarra o torcedor, tira a bandeira das mãos dele e a joga ao chão. Drazen Petrovic, croata, companheiro de seleção e amigo de Divac, vê a cena. Depois deste fato, Divac e Petrovic não se falaram mais. Petrovic morreria em um acidente de carro em 1993. Em 1992 a Croácia conquistava a independência.

No futebol, em 2007 a partida Azerbaijão-Armênia, pelas eliminatórias à EURO’2008, foi suspensa por motivos diplomáticos. No entanto, nem tudo são rusgas: o Rugby conseguiu unir os também históricos desafetos quirguizes e cazaques, em jogo válido pelo apuramento ao Mundial 2011, na Nova Zelândia.

Quirguistão-Uzbequistão, em 2008. Fonte: IRB

Quirguistão-Uzbequistão, em 2008. Fonte: IRB

O esporte é sim instrumento para a paz, ao longo prazo, utilizado como instrumento formador e educador. Na alta competição, pensar que interrompe guerras e aproxima alguns Países, de fato, improvável. Estados Unidos e Irã não reataram relações diplomáticas depois da Copa do Mundo FIFA 1998. Nem a Argentina com a Inglaterra, após o Mundial FIFA de 1986*. Muito pelo contrário, acirrou a rivalidade. Contendas históricas não são cegas ao esporte. Toda nação possui a sua história. Se a nação está envolvida, está também envolvida a história. E história não se esquece.

* – apenas reataram as relações em 1990.

1 Response to “Rusgas”


  1. 1 kenia 05/03/2012 às 10:40 pm

    eu amo os jhogos olimpicos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,520 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: