Dois Mil e Dúzia

Ano de Jogos Olímpicos, de Europeu de Futebol, de inúmeros eventos esportivos mundiais. O ano reserva grandes acontecimentos, recordes, alegrias e algumas decepções.

Veremos muitos aspectos em que poderemos entender o planeta através do esporte. As Olimpíadas, para isso, são prato cheio. Ao resgatar um exemplo recente, percebemos a incógnita que é a Coreia do Norte com a morte de seu ex-presidente, Kim Jong-Il. Em 2010, já fazíamos (o Brasil) ideia disso quando do jogo da Copa do Mundo FIFA na África do Sul: a partida não foi transmitida ao vivo para Pyongyang e os torcedores norte-coreanos no estádio nada mais eram que atores chineses contratados.

Poderemos entender a África através da Copa Africana de Nações, que tem início no próximo dia 21, no Gabão e na Guiné Equatorial. Ora, onde ficam esses dois países? O Brasil esteve no Gabão ano passado. A Guiné Equatorial, mesmo com o espanhol como língua oficial, faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Gabão tem petróleo, a Guiné Equatorial também. Se somados os territórios dos dois países, são ainda menores que a metade do estado de São Paulo. Se somadas suas populações, a cidade de Porto Alegre ainda é maior. Obviamente querem com isso projeção internacional ao sediar um torneio como a Copa Africana de Nações. Certamente querem andar ao lado de grandes mercados consumidores, como são os países de língua portuguesa.

Mais um ano para analisarmos tendências, fatos; contarmos histórias, publicarmos devaneios e disparates. Que seja um grande ano, de muito trabalho e ótimos resultados para todos.

0 Responses to “Dois Mil e Dúzia”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: