Ano de Jogos Olímpicos, de Europeu de Futebol, de inúmeros eventos esportivos mundiais. O ano reserva grandes acontecimentos, recordes, alegrias e algumas decepções.
Veremos muitos aspectos em que poderemos entender o planeta através do esporte. As Olimpíadas, para isso, são prato cheio. Ao resgatar um exemplo recente, percebemos a incógnita que é a Coreia do Norte com a morte de seu ex-presidente, Kim Jong-Il. Em 2010, já fazíamos (o Brasil) ideia disso quando do jogo da Copa do Mundo FIFA na África do Sul: a partida não foi transmitida ao vivo para Pyongyang e os torcedores norte-coreanos no estádio nada mais eram que atores chineses contratados.
Poderemos entender a África através da Copa Africana de Nações, que tem início no próximo dia 21, no Gabão e na Guiné Equatorial. Ora, onde ficam esses dois países? O Brasil esteve no Gabão ano passado. A Guiné Equatorial, mesmo com o espanhol como língua oficial, faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Gabão tem petróleo, a Guiné Equatorial também. Se somados os territórios dos dois países, são ainda menores que a metade do estado de São Paulo. Se somadas suas populações, a cidade de Porto Alegre ainda é maior. Obviamente querem com isso projeção internacional ao sediar um torneio como a Copa Africana de Nações. Certamente querem andar ao lado de grandes mercados consumidores, como são os países de língua portuguesa.
Mais um ano para analisarmos tendências, fatos; contarmos histórias, publicarmos devaneios e disparates. Que seja um grande ano, de muito trabalho e ótimos resultados para todos.
0 Responses to “Dois Mil e Dúzia”