Desconhecido Passado

Não sou um grande fã do esporte-motor, mas o documentário que a ESPN transmitiu hoje de madrugada chamou-me a atenção. “The Killer Years”, sobre a Fórmula 1 nos anos 60 e 70, que vitimou, dentre muitos, pilotos como Jim Clark, Lorenzo Bandini, Jochen Rindt (único campeão mundial depois de falecido) e Roger Williamson (acidente abaixo, em que seu amigo e piloto David Purley, tenta socorrê-lo):

Não havia segurança nas pistas. Não havia ambulâncias, não havia o mínimo de infra-estrutura. As provas não tinham limite de horas, mas sim de voltas (o GP de Mônaco tinha 100). Quantos pilotos, quantos jovens, quantos talentos faleceram para que houvesse hoje segurança e a integridade física dos condutores? Condutores hoje que não ganham por serem os melhores mas por terem os melhores! Os melhores carros, os maiores patrocínios.

Esses pilotos – e os sobreviventes – escreveram parte importante dentro da história do automobilismo, que não seria o mesmo atualmente se não fosse por eles.

Fizeram algo no passado para deixar um futuro melhor, assim como acontece em todos os setores da sociedade. Na indústria aeroespacial, quantos não arriscaram suas vidas a fim de promover a aviação e a conquista do espaço? Na medicina, na farmácia. Na comunicação, muitos no início faziam tudo pelo amor ao rádio e à TV, bem antes da mídia poder pagar altos salários.

Para entendermos isso, basta observarmos duas palavras: legado e herança. O respeito àqueles que se arriscaram em um ‘desconhecido’ passado para hoje vivermos melhor. Que ao menos estejamos nesse caminho e fazendo algo melhor para entregar às gerações futuras, em que farão parte nossos filhos e netos.

0 Responses to “Desconhecido Passado”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

15 de Fevereiro

1894 – Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo

16 de Fevereiro

1867 – Abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de São Paulo, a São Paulo Railway

17 de Fevereiro

1867 – O primeiro navio atravessa o Canal de Suez

18 de Fevereiro

1965 – Independência do Gâmbia

19 de Fevereiro

1846 –  O governo da República do Texas transfere oficialmente o poder para o governo do estado do Texas após a anexação do Texas pelos Estados Unidos

20 de Fevereiro

1962 – Programa Mercury: a bordo da “Mercury-Atlas 6”, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos

21 de Fevereiro

1945 – Segunda Grande Guerra: a Força Expedicionária Brasileira derrota as forças alemãs na Batalha de Monte Castello durante a Campanha da Itália

22 de Fevereiro

2002 – O líder político angolano Jonas Savimbi é morto em uma emboscada militar

Blog Stats

  • 146.312 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: