Treme Terra

Não fazemos ideia no Brasil de um terremoto de grandes proporções. O blogueiro aqui já presenciou um, de baixa intensidade. Isso dá uma ideia – ainda muito distante – do efeito de um sismo em uma sociedade, especificamente no esporte.

lancasterparkNão estou falando de luto, como a seleção de futebol do Peru, que jogou o Mundial FIFA 1970 com uma faixa preta na manga das camisas. Nem do impacto na economia. Aqui abre-se um parênteses. Há o impacto negativo, como na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, com a interdição do Lancaster Park depois do tremor de fevereiro de 2011. Há o impacto positivo: Chile nos anos 1950 e 1960, quando desfiou o mundo em receber a Copa do Mundo de futebol de 1962, depois do terremoto de anos antes.

Digo do efeito contrário. Da ausência do esporte. O Lancaster Park, interditado, parece um enorme cemitério. O gramado, descuidado, parece que foi revirado e supostos cadáveres, retirados à força. Nos arredores, pobreza. Não a pobreza financeira, mas a de espírito, de atmosfera. Durante o mundial de rúgbi no ano passado apenas passei uma noite em Christchurch, o suficiente para perceber a atmosfera daquela cidade, triste em função da tragédia de meses antes. Obviamente que o efeito não poderia ser outro.

Nessa situação, as coisas não vão voltar a ser como eram antes. Só o tempo mesmo para apagar tantas feridas e minimizar os estragos.

Foto: Lancaster Park, depois de interditado

1 Response to “Treme Terra”


  1. 1 Dom 06/12/2012 às 6:35 pm

    Sensacional!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Virgilio’s Tweets

Blog Stats

  • 146.336 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: