Uma Grande Jogada

A grande jogada da última quarta-feira  (ontem, 30 de Janeiro de 2013) é valorizar a manifestação popular dos torcedores no futebol através da avalanche, quando os eles – no topo das arquibancadas da linha-de-fundo – correm para trás de uma das balizas, quando marcado um gol. Falar que isso é moda ou imitação estrangeira, é não conhecer sobre a cultura do esporte e de seus fãs.

Claro que na América do Sul isso é mais comum no Chile, Uruguai, Argentina. Na Europa, disseminada pelos ‘Commando 84’ do Olympique de Marselha; era entre os ‘Ultras Sur’ do Real Madrid e a ‘Frente Atletico’, do Atlético de Madrid. Em Portugal era feita, por exemplo, pelos integrantes dos ‘Panteras Negras’ do Boavista. Essas manifestações deixam o espetáculo mais bonito e apaixonado, entretanto perigoso. Após o rompimento das grades do novo estádio do Grêmio, ontem, durante uma ‘avalanche’, proibi-la não vai inibi-la. Que permitam fazê-la, mas com segurança. No jogo de Porto Alegre aquelas grades não iam suportar tanto peso.

A decisão de participar dessas manifestações – que são parte do espetáculo – é de cada torcedor. Se proíbem-nas, o próximo passo é não permitir os torcedores de saltarem. Já pensaram nisso? Que a segurança seja reforçada, portanto. E aproveitem para fazer como se faz no Japão, onde usam os pulos dos fãs na geração de energia elétrica para o estádio.

0 Responses to “Uma Grande Jogada”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: