Acompanho o tremendo esforço de torcedores de uma equipe de futebol do interior do Brasil para ajudarem o clube. Me incluo nessa. Tenho uma opinião sobre o futebol dos clubes pequenos, do romantismo das histórias, das lendas, como coisa do passado. Não volta. Logo abaixo explico o porquê. No entanto a paixão fala mais alto e eu ajudo, me emociono, me envolvo.
Esporte de alto-rendimento se faz com muito dinheiro. Futebol de alto-rendimento se faz com mais dinheiro ainda. Vender jogador traz renda, mas o jogador se desenvolve com infra-estrutura construída através de um rendimento financeiro. Esse rendimento financeiro em boa parte vem da torcida e pode ser representada através da equação: (torcida)² + ações de promoção e arrecadação = rendimentos + equipes competitivas = títulos + (torcida)³, que comparece aos estádios e que gasta mais dinheiro com o clube. O futebol do interior peca por não ter torcida, infelizmente. Inverta-se a equação acima e teremos o resultado.
O torcedor quer motivos pra torcer e um dos motivos é o palmarés. Não quer time que perde. Por isso os clubes de grandes centros abraçam-no. Futebol é caro, mas há de se encontrar a fórmula do futebol no interior!
Em tempo: estamos no caminho!
Sempre aprendo muito com vc!