Brasil vs. Espanha

Já se sabe que Londres será a sede dos Jogos Olímpicos de 2012, depois de uma disputa com Paris na última rodada de votos, estabalecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entretanto estas duas capitais não foram as que obtiveram as maiores notas naquilo que é avaliado: infra-estrutura, instalações esportivas e legado, por exemplo. As maiores notas foram obtidas pela capital espanhola, Madrid, que passou para a penúltima rodada de votação, mas mesmo sendo a melhor avaliada, não obteve tantos votos quanto às capitais francesa e inglesa, que seguiram adiante na disputa.

Logo da candidatura de Madrid aos jogos de 2016

Para 2016 Madrid já lançou a sua candidatura, mais amadurecida. Não houve grandes transformações estruturais ou no que diz respeito a estádios e pavilhões mulidesportivos. O diferencial desta candidatura está na criação de um departamento de Relações Internacionais (RI), que leve Madrid para todos os países membros do COI e a torne conhecida. Em outras palavras, o departamento de RI agirá como se fosse o corpo diplomático de um Estado. Tudo isso para conquistar os votos necessários para sediar os jogos. Não basta ter apenas boas notas.

Londres será a sede dos Jogos Olímpicos de Verão em 2012

Acreditam os espanhóis que a sua capital é a grande favorita, ao lado de Tóquio (Japão) e Chicago (EUA). Crêem também que, como neste ano Pequim, centro da cultura chinesa e da língua mais falada no mundo (mandarim), receberá as Olimpíadas e Londres – centro da cultura anglo-saxã e da segunda língua mais falada no planeta – será a sede em 2012, ficará a cargo de Madrid continuar esta tendência: pólo da cultura hispânica e do 3º idioma mais falado no mundo.

O problema deles é o Rio de Janeiro. Apesar de registrar um colapso urbano, a cidade brasileira tem um bom historial de grandes eventos esportivos e roubaria de Madrid os votos dos países Latino-Americanos. É por este motivo que a grande rival dos espanhóis será o Rio. Todos querem receber os Jogos Olímpicos, não convém aqui relacionar os benefícios de ser uma sede (isso será feito nos próximos textos). Só a candidatura já promove mundialmente a cidade.

Logo do Rio de Janeiro para receber as Olimpíadas de 2016

Tudo isso é mais uma prova de que o esporte e as Relações Internacionais caminham juntos. É possível promovê-las através do esporte e vice-versa. Será uma briga acirrada entre as duas cidades. Uma grande oportunidade para o Rio de Janeiro mudar. Uma chance para Madrid sair da sombra dos seus clubes de futebol e tornar-se conhecida no mundo. É esperar – e trabalhar mais – para ver!

0 Responses to “Brasil vs. Espanha”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.755 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: