Um Gigante Adormecido

Custa lembrar, mas a última das 4 medalhas Olímpicas obtidas pela Índia foi a de Leander Paes, no tênis, de bronze, em 1996. Em mais de 100 anos de Jogos, 60 de independência e com mais de 1 bilhão de habitantes, a Índia é um dos países com menor índice de medalhas Olímpicas por pessoa, senão o menor.

lp

Leander Paes, tenista indiano, medalhista Olímpico em 1996

Ao longo dos anos, o esporte evoluiu em termos de prática, condições e rendimento. A Índia, esportivamente, não, com exceção de uma modalidade: o críquete – ao longo do texto explicar-se-á o porquê disso. O hóquei na grama indiano, antes campeoníssimo, não acompanhou as significativas mudanças como por exemplo o uso de uma relva específica que tornava o jogo mais rápido e por isso demandava jogadores mais ágeis. Por ter sido uma colônia britânica, muitos devem questionar o porquê de o futebol ou o Rugby não terem sucesso naquele país, e sim o críquete – o que é contraditório, uma vez que a população indiana possui relativamente menor poder aquisitivo do que populações de países em que o Rugby e o futebol são as principais modalidades.

449611-india-australia-cricket-wcup

 

Jogo de Críquete

Pode-se explicar tal fenômeno a partir de o críquete ter sido usado pelos indianos como uma maneira de desafiar os britânicos durante os anos de ocupação, e com isso a sua popularização foi inevitável. O críquete está para a Índia assim como o futebol está para o Brasil, isso também em termos de conquistas desportivas e mediatismo. Além de contar com grandes empresas como a Arcelor-Mittal, a Kingfisher ou a TATA Motors (que idealizou o NanoCar), 80% dos investimentos no esporte indiano têm como destino este esporte cuja variante jogamos no Brasil, sob o nome de “taco” (bets, lesca ou bente altas), potencializado em um universo de mais de 1 bilhão de pessoas.

Mas isso tem mudado. Ao longo dos últimos anos Nova Délhi estabeleceu objetivos mais amplos e claros para o esporte nacional através de um projeto aprovado no início desta década. Dentro deste projeto está ser a sede dos Jogos Asiáticos e do Campeonato Asiático de Futebol, que estimulariam a prática de diversas modalidades. A Fórmula 1 este ano contará com uma equipe indiana, a Force India, e quer receber uma das provas do calendário a partir de 2010. Sem dúvida que conseguirão, haja visto as grandes empresas que lá existem e um mercado consumidor com mais de 300 milhões de milionários!

fif1

 

A equipe Force India, de F1

Daqui alguns anos não se deve ser pego de surpresa se os indianos despontarem no mundo do esporte. Eles têm gente. Eles têm dinheiro.

PS: Assistam o filme “Lagaan” para terem uma idéia do poder do críquete na história da Índia.

0 Responses to “Um Gigante Adormecido”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,520 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: