Este Filme Eu Já Vi!

Surpreende o mundo a recente onda de violência xenófoba que tomou conta principalmente das townships de Johannesburgo. Muitos imigrantes, em sua maioria vindos do Zimbábue e de Moçambique, foram vítimas de agressões, sob a acusação de roubarem os empregos dos sul-africanos e gerarem instabilidade naquele país. Para terem uma idéia, em uma semana 10 mil moçambicanos retornaram ao seu país natal.

Imigrante tem sua casa destruída pelos distúrbios ocorridos em Johannesburgo

Dentro de 2 anos a África do Sul será a sede do 2º maior evento do mundo, o Campeonato Mundial de Futebol. Diante da instabilidade sócio-político-econômica de alguns de seus vizinhos, cada vez mais a tendência é a de aumentar o fluxo de imigrantes para aquele país africano, imigrantes estes que habitariam as periferias de cidades como a do Cabo, Durban, Pretória e a própria Johannesburgo. Incrível e contraditório é que esta manifestação ocorre em um país em que há cerca de 15 anos ela era legalizada, ao discriminar os negros, em favor de uma elite política e econômica branca (apartheid)! A África do Sul, com estes acontecimentos, mostrou ao mundo a sua intolerância, quando a opinião pública internacional pensava que a história havia ensinado o contrário, através dos erros cometidos no passado. Se não houver por parte do governo de Pretória uma política forte de geração de empregos, restrição da imigração e programas de integração das comunidades estrangeiras à sociedade local, a violência tende a continuar. Organizar um mundial de futebol sob estes aspectos não vai ser nada bom para a África do Sul. Como durante o apartheid, muitos países poderão se voltar contra aquele país, não apenas em termos esportivos, mas também em econômicos e políticos. O boicote a produtos indonésios é um exemplo, quando da ocupação do Timor Leste, hoje país independente. Também o da soberania sudanesa diante das atrocidades que são cometidas em Darfur.

Vítimas da crise humanitária no Darfur, Sudão

Apesar disso tudo, a FIFA não está preocupada com estes acontecimentos e o mundial de 2010 está garantidíssimo. Nenhum fato de tal natureza será visto, relatado ou percebido durante os 30 dias de mundial. Bom, até lá tomara que toda essa violência xenófoba tenha terminado! Há 30 anos a Argentina vivia um regime militar sangrento, com milhares de desaparecidos políticos e organizava uma Copa do Mundo. Muitos foram contra aquele torneio, mas em vão. Os interesses monetários, particulares e econômicos falaram mais alto. Baseados na campanha “Nós argentinos somos direitos e humanos”, a Junta Militar encabeçada por Videla garantiu, junto com a FIFA, a realização da Copa. Não adiantou em nada Cruijff tê-la boicotado – a Holanda perdeu a final – e a seleção sueca ter caminhado com as Mães da Praça de Maio junto à Casa Rosada.

Videla (ao centro) garantiu o Mundial de 78 na (para a) Argentina

É inocência pensar em como a FIFA é conivente com isso, uma vez que este organismo não está interessado com estes acontecimentos. O governo da África do Sul vai assegurar a realização da Copa, e seus dirigentes não são tolos em querer perder esta mina de ouro que é o Mundial. Nos resta torcer para que a estabilidade volte naquele país, já tão assolado com a segregação.

 

0 Responses to “Este Filme Eu Já Vi!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,522 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: