País-Circuito

Neste fim-de-semana, mais precisamente neste exato momento, está ocorrendo o tradicional Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 (F1). A mais tradicional e charmosa prova do esporte motor, cercada de muito glamour em pleno coração da Riviera francesa. Mônaco também é conhecido pelos cassinos, pela marina, mas a maioria das pessoas só se lembra da existência deste Principado apenas na semana da realização do GP.

circuit-de-monaco-in-monte-carlo1

O Principado de Mônaco (com o circuito em linha branca/vermelha) visto do satélite

Mônaco, depois do Vaticano, é o menor país do mundo. Há mais de 700 anos que é governado pela família Grimaldi, cujo principal representante é o príncipe – esportista – Alberto II. Com cerca de 35 mil habitantes, tem 2 Km² (alguns quarteirões) de área, 3km de costa no mediterrâneo e 50km de ruas! Destes 50km, 3,34 são destinados ao GP. Boa parte do mundo pára para acompanhar este evento. É quando o mundo conhece Mônaco. É quando “cai a ficha” de que Mônaco não é apenas um paraíso fiscal, mas sim um país.

Loews

A curva Loews do GP de Mônaco de F1 em 1977

O GP de Mônaco sem dúvida alguma é incentivado pela família real monegasca, uma chance para promover o principado, não apenas em termos turísticos, mas como membro de um sistema de Estados independentes, atuante no cenário internacional. A própria presença da família real na cerimônia de entrega dos troféus aos 3 primeiros do Grande Prêmio, vista por bilhões de pessoas por todo o planeta, é uma maneira de demonstrar ao mundo a soberania do Principado. Analogicamente, os turcos criaram muita polêmica com a presença do Presidente da República Turca do Norte do Chipre (reconhecida apenas por Ankara) na entrega dos prêmios da corrida de Istambul. E tem gente que diz que o esporte e as Relações Internacionais não têm nada a ver. Muito pelo contrário. Hoje em dia são as competições esportivas internacionais os melhores cenários para promover um país. Vide os Jogos Olímpicos.

A Família Real de Mônaco (GP de 2007), atrás dos pilotos

Depois disso tudo, Mônaco, com todas as suas dimensões,  é um país-circuito. A cidade “vive” um ano todo em torno deste Grande Prêmio, que neste momento tem Hamilton em 1º, Massa em 2º e Kubica em 3º. Daqui a pouco vou à televisão ver a entrega dos prêmios, reconhecer a soberania monegasca e quem sabe a princesa Stéphanie!

0 Responses to “País-Circuito”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,532 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: