Boa Briga

Boa briga entre Campo Grande e Cuiabá, para ser uma das cidades-sede da Copa de 2014. Em textos anteriores coloquei que uma delas será a segunda cidade do Centro-Oeste do Brasil para o Mundial, depois de Brasília. Sem dúvida que a Capital Federal será escolhida, justa e simplesmente pelo fato de ser a Capital Federal.

Não sou sul-matogrossense, nem tenho nada contra Mato Grosso, mas conheço as duas cidades. Campo Grande dispõe de melhor infra-estrutura, melhores acessos e dá conexão a ricas regiões dos países que fazem fronteira com o seu estado: Santa Cruz (Bolívia) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Ademais, Campo Grande é porta de entrada para quem faz turismo naquela região, como o Pantanal e Bonito. O Mato Grosso do Sul não possui mesmo é palmarés no futebol brasileiro. O Operário de Campo Grande já não é mais aquele da 3ª colocação no Brasileirão’79.

Campo Grande (Fonte: delbianco.com.br)

Já os clubes de Cuiabá se destacam mais no cenário nacional: Mixto, Sinop e Operário de Várzea Grande. Entretanto, a economia mato-grossense concentra-se em cidades como Rondonópolis, Sorriso ou Lucas do Rio Verde. Isso vai jogar contra Cuiabá. No Mato Grosso do Sul a riqueza se concentra majoritariamente em Campo Grande. Em termos de turismo, quem entra pelo Pantanal, não vai por Cáceres (MT). Vai por Campo Grande. E a Chapada dos Guimarães está longe de ser tão visitada quanto Bonito e o Pantanal.

Cuiabá (cuiaba.mt.gov.br)

Blairo Maggi, governador do Mato Grosso, não confirmou sua presença na sede da FIFA em Zurique, dia 20 de março, quando serão definidas as 12 cidades-sede do Mundial de 2014. André Puccinelli, governador de Mato Grosso do Sul, lá vai estar. Só isso já demonstra o quanto Campo Grande quer ser a escolhida. A não-confirmação de Maggi no evento evidencia a baixa probabilidade da capital mato-grossense em ser a eleita.

Em comparação com as atitudes tomadas por Campo Grande para ser cidade-sede, é uma pena verificar a apatia do governo de Mato Grosso nessa questão. Uma Copa do Mundo é capaz de alavancar vários setores naquela região. Uma pena.

1 Response to “Boa Briga”


  1. 1 silva neto 11/04/2010 às 3:53 am

    Mato é uma potência agrícola, cuiabá uma metrópole, acabou sendo a escolhida em processo aberto, estamos trabalhando para sermos primeiro em outros ramos da economia também


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: