Para Ser G-“Alguma Coisa”

Está na moda ser “G”, às vezes é bom ser “G”. G-8 para os países mais ricos do planeta; G-4 para quem quer se classificar para a Libertadores; G-77 para os países que se consideram “não-alinhados”; G-Magazine para outros interesses. A Deloitte recentemente divulgou uma lista dos G-20, os 20 maiores clubes de futebol do planeta em termos de rendimentos. Muitos clubes queriam fazer parte desta lista – aliás, está neste blog em “Utilidade Pública” -, outros não deviam fazer parte e outros ainda incrível e incompetentemente não fazem parte.

Desta lista todos os clubes são europeus, na maioria ingleses. Nenhum clube das Américas: nenhum mexicano, nem brasileiro, ou mesmo – um campeão de vendas – o Boca Juniors, de Buenos Aires. Chama a atenção na lista a inclusão de um clube turco, o Fenerbahçe, de Istambul (é com cedilha mesmo).

*temp*

Estádio do Fenerbahçe, em Istambul (fenerbahce.org/pt)

A economia brasileira é a 8ª do mundo, a turca a 15ª. O Fenerbahçe não tem o mesmo número de torcedores que têm Corinthians, Flamengo ou São Paulo. Que tem o Boca, América (México DF) ou Chivas de Guadalajara. A Turquia não tem o mesmo palmarés no futebol que tem a Argentina ou o Brasil. Mesmo assim o “Fener” – como é carinhosamente conhecido pelos torcedores – está lá, figurando entre os G-20 da Deloitte, listagem que a cada ano fica tão importante quanto ganhar um campeonato. É um motivo para aumentar a reputação e credibilidade da organização desportiva, que é um clube.

As receitas dos clubes dependem de 4 variáveis: direitos de transmissão pela TV, transferências de jogadores, bilheteria e comercialização (merchandising, publicidade e patrocínios).

O “Fener” está lá este ano porque no ano passado chegou às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa, o que rendeu ao clube dezenas de milhões de euros (€) (os benefícios com os direitos de transmissão são altíssimos). No ano passado alguns jogadores do clube de Istambul saíram para jogar em outras ligas europeias e asiáticas, o que rendeu alguns “trocados” ao clube. Entretanto o grande trunfo dos turcos está em adquirir jogadores da América do Sul – neste caso onde o preço do passe é menor devido ao câmbio, o famoso “bom e barato” -, o que torna a equipe mais competitiva e em contrapartida ganha mais mercado consumidor. Quantos brasileiros não passaram a acompanhar e comprar produtos relacionados ao Fenerbahçe depois que Zico, Alex, Edu Dracena e Lugano foram lá treinar e jogar? Eu, inclusive!

sukrusarac

Torcida do “Fener” (fener-fanatix.tr)

Bilheteria: não se vê jogos do Fenerbahçe com as bancadas vazias. Sempre lotadas, estádio seguro, viável e moderno. Alto índice de assistência, mesmo com os ingressos caros. Mas, claro, há um plano de compra antecipada, o popular “sócio-torcedor”. Mesmo assim, não é barato. O “Fener” tem um excelente plantel, com nomes que se destacam. Mantê-lo é caro. Certamente os torcedores sabem disso. Não se distribuem ingressos a determinados torcedores. Os responsáveis pelo clube seguem a seguinte equação:

Assento Preenchido = renda do ingresso + renda do consumo no estádio + renda com o merchandising

ou

Assento Preenchido + Vitória da Equipe = renda do ingresso + (renda do consumo no estádio)² + (renda com o merchandising)²

em longo prazo:

Assento Preenchido + Vitória da Equipe = (renda do ingresso)² + (renda do consumo no estádio)² + (renda com o merchandising)² + aumento dos direitos de transmissão pela TV + patrocínios (!!!)

Consequência disso: mais dinheiro para investir no plantel e aumentar a competitividade da equipe; para aumentar o conforto do estádio; para aproximar mais os torcedores ao clube. Em suma, satisfazer a torcida.

Quanto à comercialização, o “Fener” leva muito a sério o licenciamento dos seus produtos. Claro que os seus torcedores são conhecidos por serem muito fanáticos. Se fanatismo significasse renda, Boca Juniors e Corinthians seriam os clubes mais ricos do mundo. No Fenerbahçe existe planejamento de como vender e oferecer o clube para os torcedores, mesmo que o seu número não seja alto. O site oficial é oferecido em vários idiomas. Os produtos oficiais são caros, certamente, e por isso mesmo que os turcos têm uma marca própria de artigos oficiais licenciados que permite um preço mais em conta. E a gama de produtos é vasta. O adepto, quando compra, sabe que o dinheiro é revertido para o “Fener”. Isso sim é fidelidade e lealdade ao clube.

Enquanto isso, no Brasil, falta planejamento e profissionalismo dos clubes, salvo alguns. Câmbio desfavorável frente ao euro (€) não é desculpa para terem que vender logo cedo os craques para a Europa, Oriente Médio e Japão. Os clubes ainda são reféns de mal-negociados direitos de transmissão e o fato de o Campeonato Brasileiro e a Taça Libertadores estarem nas mãos de confederações e não serem Ligas independentes diminui a possibilidade de aumento dos rendimentos. Além disso, o “paternalismo” exercido por vários dirigentes de federações e dos clubes brasileiros é conivente com a distribuição dos ingressos (a baixo ou a nenhum custo), e conivente com a violência entre os torcedores. Isso causa o desinteresse nos demais torcedores em frequentarem os estádios: não há conforto e segurança. Mesmo com um ingresso caro, os serviços não estão à altura do preço. Não há respeito pelo torcedor, que, quer-queira-quer-não, é um cliente.

“Quanta oportunidade!” (farm3.static.flickr.com)

Somado a tudo isso, os produtos oficiais são caros e não há alternativas senão comprá-los no mercado informal, grotescamente não-oficiais, mas mais baratos. O combate à pirataria inexiste. Por outro lado, não existe profissionalismo por parte de quem vende e oferece o clube aos torcedores de futebol no Brasil. Se o torcedor verifica resultados no trabalho levado a cabo pelo clube, sem dúvida alguma que ele vai se sentir incentivado em adquirir os artigos oficiais, mesmo que mais caros em relação ao mercado informal. O futebol do Brasil é reconhecido e bem visto pelo mundo, e isso significa mais mercado consumidor. Por que não conquistar estes mercados ao contratar um jogador de lá? Como fez o Manchester United na Coreia do Sul, com o Park. Como faz o Boca Juniors em países como a Colômbia e o Uruguai.

Pensar que clubes como Flamengo e Corinthians têm mais torcida que muitos países do mundo e estão longe de estarem entre os maiores do mundo. Maiores em do mundo em número de torcedores? Desde quando isso significa ser o maior do mundo? Se pelo menos garantisse rendimentos, aí sim. Claro que em um país como o Brasil, que conta com quase 200 milhões de habitantes, é relativamente mais fácil um clube ter mais torcedores do que um clube em um país como a Espanha, com 40 milhões de habitantes. É tudo questão de vontade, iniciativa, planejamento, profissionalismo e visão. De querer servir em vez de “levar vantagem”. E não venha se desculpar pelo câmbio desfavorável!

0 Responses to “Para Ser G-“Alguma Coisa””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Esses Dias na História

30 de Abril

1854 – Inauguração da primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro

1912 – Fundação do América Futebol Clube (Belo Horizonte)

1º de Maio

1994 – Grave acidente mata o tricampeão mundial de pilotos de Fórmula 1, Ayrton Senna, durante o GP de San Marino

2 de Maio

1952 – O primeiro avião do tipo jato comercial do mundo, o de Havilland Comet 1, faz seu primeiro voo, de Londres a Joanesburgo

3 de Maio

1921 – Partição da Irlanda: o Ato do Governo da Irlanda de 1920 é aprovado, dividindo a ilha da Irlanda em Irlanda do Norte (Reino Unido) e Irlanda do Sul (República da Irlanda/Eire)

4 de Maio

1949 – Avião que transportava a delegação da equipe de futebol do Torino FC/ITA sofre acidente sem sobreviventes

5 de Maio

1862 – Cinco de Mayo: tropas lideradas por Ignacio Zaragoza impedem uma invasão francesa na “Batalha de Puebla” no México

6 de Maio

1949 – EDSAC, o primeiro computador eletrônico digital com armazenamento de programas, executa sua primeira operação

1994 – Inaugurado o “Eurotúnel”

7 de Maio

1927 – Fundação em Porto Alegre da VARIG (Viação Aérea Rio-Grandense), a primeira companhia aérea brasileira

1948 – Fundação da Viação Cometa

8 de Maio

1846 – Guerra Mexicano-Americana: “Batalha de Palo Alto”: Zachary Taylor derrota uma força mexicana ao norte do rio Grande na primeira grande batalha da guerra

9 de Maio

1386 – Assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações a vigorar

10 de Maio

1975 – Sony apresenta o gravador de videocassete Betamax no Japão

11 de Maio

912 – Alexandre se torna Imperador do Império Bizantino

12 de Maio

1551 – Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos

13 de Maio

1888 – Fundação do Clube Atlético São Paulo (SPAC)

14 de Maio

1948 – Independência e criação do Estado de Israel

15 de Maio

1935 – O Metropolitano de Moscou é aberto ao público

16 de Maio

1929 – 1ª edição dos Óscares da Academia, em Hollywood/EUA

17 de Maio

1909 – Fundação do Paulista Futebol Clube, mais conhecido como “Paulista de Jundiaí” ou “Galo da Japi”

18 de Maio

1991 – A Somalilândia declara sua independência da Somália, mas sem reconhecimento da comunidade internacional

19 de Maio

1905 – Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade

20 de Maio

1989 – Criação de Palmas, cidade capital do Tocantins

2007 – Romário faz seu milésimo gol como futebolista profissional

21 de Maio

1904 – Fundação da Federação Internacional de Futebol (FIFA)

22 de Maio

1990 – Os líderes do Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, e do Iêmen do Sul, Ali Salim al-Baidh, proclamam o nascimento da República do Iêmen, mediante a unificação de ambos os territórios

23 de Maio

***Dia do M.M.D.C.***

1932 – No Brasil, são mortos estudantes paulistas (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo); surge a sigla “MMDC” utilizada como bandeira para um movimento revolucionário que viria em breve

24 de Maio

1822 – Independência do Equador

1866 – Batalha de Tuiuti, da Guerra do Paraguai, entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança

25 de Maio

1810 – “Revolução de Maio”, na Argentina: era o estopim para o processo de independência do país que viria em 9 de Julho de 1816

26 de Maio

2004 – O FC Porto conquista, pela segunda vez, a Liga dos Campeões da Europa

27 de Maio

1703 – O Czar Pedro, o “Grande”, funda a cidade de São Petersburgo

Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Blog Stats

  • 142,791 hits

Virgilio’s Tweets

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: