Ontem em uma conversa de família perguntaram-me porque a Stock Car Brasil é tão divulgada e conhecida, ao contrário de outras provas do automobilismo brasileiro. Poucos sabem que a Stock passa por um momento delicado e muitas poderiam ser minhas respostas, umas evasivas, outras não.
Optei por responder que a categoria possui apoio da Rede Globo de Televisão, por isso ela tem tamanha repercussão. Inocência pensar o contrário. A participação de Ingo Hoffmann, Chico Serra ou Duda Pamplona, além dos pilotos “paitrocinados” chamarão a atenção, claro. Vão também atrair as montadoras, que vão querer ver seus bólidos nas mãos de grandes pilotos a fim de testarem-nos.
A(s) montadora(s) vai(ão) despertar interesse nas Organizações Globo. Elas anunciam lá e a Globo possui estrutura na transmissão de eventos esportivos. É interessante para a montadora ter um carro vencedor mostrado ao Brasil inteiro. É interessante para a televisão, para fidelizar o anunciante.
Nasce portanto uma grande categoria de automobilismo. No vácuo vêm os patrocinadores. De peso, por sinal. Entretanto, com todo este circo, a televisão é quem conduz o evento ao país inteiro. O marketing realizado pelos patrocinadores é consequência da repercussão por que a TV é responsável. Não o contrário.
0 Responses to “Rotações por Milhões (R.P.M.)”