E a Crise segue Culpada

Um baque. Foi assim que todos por cá receberam a notícia do fim do Finasa, tradicional equipe de voleibol de Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Treino do Finasa/Osasco (estadao.com.br)

R$12 milhões/ano eram os gastos do banco (Finasa) com o clube. Os responsáveis alegaram a ruptura devido à crise porque passa o mundo. Não é só isso, obviamente. O principal objetivo de um patrocinador/sponsor é o resultado. No caso de um banco, ter mais clientes, estar em evidência, ser falado, comentado e unânime em termos de eficiência e outras características que se esperam de um banco. Estar associado à conquistas. E recentemente o Finasa foi “freguês” do Rexona, do Rio de Janeiro.

Poucas instituições financeiras privadas são sponsors de equipes de modalidades coletivas e populares. Sim, o leitor vai me dizer da equipe de vôlei masculino que o Banco Santander patrocina; do Gama (de Brasília), que era patrocinado pelo BRB; do Banrisul com o Grêmio e Inter; do BMG com o Vasco da Gama. São casos pontuais (o BMG pulou fora do Vasco depois que o Romário marcou o 1000º gol) e regionais! Onde aí se encaixam Itaú/Unibanco ou Bradesco? Em nada! O Santander sim, mas com cautela. Vamos voltar para a Copa de 2006 e toda aquela campanha publicitária que o banco espanhol fez com jogadores da seleção brasileira. Aquela Copa é lembrada pelo desempenho pífio do Brasil. E o Banco Santander acabou no ridículo.

Talvez seja por isso que atualmente o Banco Santander investe tanto na carreira do Bruno Senna, com valores mais altos que quaisquer equipes de voleibol ou 3, 4 jogadores de futebol. A instituição quer estar ao lado de um atleta com carreira promissora, sem dúvida. No caso de Bruno Senna, ainda mais: além da competência na condução, o nome dele significa boas entradas nas grandes equipes de F1 e, com isso, boas chances de obtenção de um título mundial. O retorno e o resultado porque esperam o Banco Santander: ser nº1 do mundo com Bruno Senna em um futuro próximo e ao mesmo tempo ser o banco nº1 no Brasil.

Bruno Senna (jovempan.uol.com.br)

Por falar em Senna, quando nos lembramos do Ayrton, nos lembramos também daquele boné azul que ele usava com a inscrição: “Nacional”, banco que nem existe mais, mas que sempre esteve associado ao piloto e à imagem de excelência, bom desempenho e constância que Ayrton transmitia. Por consequência, o banco a grosso modo também era assim visto.

O boné azul que Ayrton Senna usava (maranellomerchandise.com)

É muito simples e evasivo culpar a falta de investimentos no esporte por conta da crise. O objetivo final de toda empresa é o lucro. Convém saber se o esporte fornece às empresas patrocinadoras o resultado esperado e se trabalha para isso.

0 Responses to “E a Crise segue Culpada”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.755 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: