Grandes Clássicos

Interessante saber o que torna um jogo um grande clássico do futebol. Existem os grandes clássicos entre clubes e entre seleções nacionais. Hoje é dia de um deles, entre equipes nacionais. É dia de Uruguai contra a Argentina, em Montevidéu. Os dados apontam que este confronto tem bastante história. Além da história, existem fatores que tornam um jogo entre seleções um “grande clássico”.

O primeiro fator, como citado, é o palmarés no futebol. Um duelo que tem mais de 100 anos (desde 1902), decidiu uma Olimpíada (1928) e o primeiro Mundial FIFA, em 1930, no mesmo estádio em que será disputada a partida de hoje (Estádio Centenário). Ademais, os dois países empatam em número de títulos mundiais: 2. Os uruguaios não querem ser ultrapassados.

O segundo fator, é o equilíbrio. Há um certo equilíbrio nos confrontos entre uruguaios e argentinos, mas são mais vitórias para os argentinos. Equilíbrio confere mais competitividade ao jogo, o que naturalmente leva a um maior interesse por parte das pessoas.

O terceiro fator é a história fora do campo. As histórias dos dois países são marcadas por guerras, alianças, tratados e traições. Acontecimentos que podem ser levados pelos jogadores para dentro das quatro linhas.

Existem vários jogos que podem ser incluídos nesta categoria de “grande clássico”, levando em consideração estes fatores: Inglaterra vs Argentina, Espanha vs Portugal, Brasil vs Argentina, Chile vs Peru, EUA vs México e Japão vs Coreia do Sul.

Entretanto, nenhum deles tem tanta história e tradição de um Uruguai e Argentina, seja do lado de lá ou de cá do rio da Prata, a 15 minutos de voo ou 1 hora de barco. A proximidade, a semelhança na cultura, no sotaque e nas origens (indígena, europeia e, no caso uruguaio, africana também) torna este jogo especial. É, portanto, muito mais que simplesmente um jogo.

Uruguai x Argentina, na decisão do Mundial de 1930 (Lafuente Photo)

Que seja realmente um grande jogo.

1 Response to “Grandes Clássicos”


  1. 1 Felipe Corbellini 16/10/2009 às 9:39 am

    Olha Kratus, você até desejou que fosse um grande jogo e eu estava com esta espectativa também, mas, infelizmente não foi. O Uruguai jogou todo retrancado, com vários zagueiros e tudo mais, e a Argentina, jogou um futebolzinho medíocre, mas inteligente, com o regulamento debaixo do braço. No fim, deu Argentina e de quebra temos que o ouvir o Maradona mandar os críticos “chuparem”. Aí já é demais… Abraços Mestre…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.752 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: