Grandes Clássicos

Interessante saber o que torna um jogo um grande clássico do futebol. Existem os grandes clássicos entre clubes e entre seleções nacionais. Hoje é dia de um deles, entre equipes nacionais. É dia de Uruguai contra a Argentina, em Montevidéu. Os dados apontam que este confronto tem bastante história. Além da história, existem fatores que tornam um jogo entre seleções um “grande clássico”.

O primeiro fator, como citado, é o palmarés no futebol. Um duelo que tem mais de 100 anos (desde 1902), decidiu uma Olimpíada (1928) e o primeiro Mundial FIFA, em 1930, no mesmo estádio em que será disputada a partida de hoje (Estádio Centenário). Ademais, os dois países empatam em número de títulos mundiais: 2. Os uruguaios não querem ser ultrapassados.

O segundo fator, é o equilíbrio. Há um certo equilíbrio nos confrontos entre uruguaios e argentinos, mas são mais vitórias para os argentinos. Equilíbrio confere mais competitividade ao jogo, o que naturalmente leva a um maior interesse por parte das pessoas.

O terceiro fator é a história fora do campo. As histórias dos dois países são marcadas por guerras, alianças, tratados e traições. Acontecimentos que podem ser levados pelos jogadores para dentro das quatro linhas.

Existem vários jogos que podem ser incluídos nesta categoria de “grande clássico”, levando em consideração estes fatores: Inglaterra vs Argentina, Espanha vs Portugal, Brasil vs Argentina, Chile vs Peru, EUA vs México e Japão vs Coreia do Sul.

Entretanto, nenhum deles tem tanta história e tradição de um Uruguai e Argentina, seja do lado de lá ou de cá do rio da Prata, a 15 minutos de voo ou 1 hora de barco. A proximidade, a semelhança na cultura, no sotaque e nas origens (indígena, europeia e, no caso uruguaio, africana também) torna este jogo especial. É, portanto, muito mais que simplesmente um jogo.

Uruguai x Argentina, na decisão do Mundial de 1930 (Lafuente Photo)

Que seja realmente um grande jogo.

1 Response to “Grandes Clássicos”


  1. 1 Felipe Corbellini 16/10/2009 às 9:39 am

    Olha Kratus, você até desejou que fosse um grande jogo e eu estava com esta espectativa também, mas, infelizmente não foi. O Uruguai jogou todo retrancado, com vários zagueiros e tudo mais, e a Argentina, jogou um futebolzinho medíocre, mas inteligente, com o regulamento debaixo do braço. No fim, deu Argentina e de quebra temos que o ouvir o Maradona mandar os críticos “chuparem”. Aí já é demais… Abraços Mestre…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: