Adiantados

Não sei se é porque estou envolvido nisso, mas a todo tempo se fala de futebol. Seja pelos campeonatos locais, pelos estrangeiros, pela seleção nacional, pelos estádios, pela Copa de 2010, pela de 2014 e pelas futuras. É todo o mundo envolvido nisso. Exatamente, o mundo inteiro, de um extremo a outro.

A Austrália já lançou-se na candidatura em abrigar o Mundial FIFA 2018. Se não conseguir, a de 2022 também está pronta. Sem problemas, eles já receberam dois Jogos Olímpicos (1956 e 2000), mundiais de Rugby, dentre outros eventos. Know-how e estrutura, os australianos têm.

Logo da candidatura qatari (qanol.net)

O Qatar corre para ser sede. A partida Brasil x Inglaterra, dia 14/11 foi para promover o país. Prometem estádios subterrâneos, climatizados, com muito alto nível. Nada que o dinheiro vindo do petróleo não pague. Aliás, o petróleo está no fim, por isso os qataris investem em serviços, assim como o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos. O Qatar é o menor país na disputa: 2 mil km² e cerca de 600 mil habitantes (a população de Ribeirão Preto).

A Rússia é outro país, cuja canidatura é financiada também pelo petróleo e pelo gás natural. Uma Copa do Mundo romperia em definitivo as lembranças da era socialista (1917-1991) e aproximaria aquele país do mundo do futebol, cuja seleção tem estado muito ausente das competições internacionais. Do futebol russo, sabemos apenas dos clubes: CSKA, Zenit, Spartak. Da seleção, uns ou outros. Ah, é claro: lembramo-nos sempre de Yashin, falecido no início da década de 1990.

Holanda e Bélgica lançaram uma candidatura conjunta. Os dois já foram sede do Europeu de Seleções em 2000. E tiveram êxito. Cultura desportiva eles têm, bem como condições de receberem um Mundial FIFA. Mas a concorrência é grande: Inglaterra. Os ingleses também estão nessa. Pode parecer que não tenho argumentos, mas essa candidatura dispensa comentários. O futebol moderno foi ali desenvolvido e dali difundido para o mundo todo. Ademais, contam com estádios funcionais e o 2º campeonato mais rico do mundo.

Logo da candidatura belgo-batava (the-bid.com)

Portugal e Espanha, pois bem! Os dois países Ibéricos unem esforços para receberem o Mundial FIFA 2018. O futebol espanhol de clubes é referência no planeta, devido em grande parte aos estrangeiros que por lá jogam. Portugal tem o know-how de um Europeu (2004), além de revelar excelentes jogadores. Se comparássemos o palmarés no futebol em relação ao número de habitantes do país, Portugal estaria em primeiro: 4 Ligas dos Campeões, 2 Mundiais de Clubes, semi-finalista em 2 dos apenas 4 Mundiais FIFA disputados; semi-finalista e vice-campeão em 2 Europeus nos apenas 5 jogados. Tudo isso com apenas 10 milhões de habitantes.

Atravessamos o Oceano e chegamos à América. Yeah, man, os EUA também estão no páreo. Em termos de infra-estrutura, é o país mais bem preparado e pelos vistos estão a fazer de tudo para arrebatarem o Mundial. A MLS (Major League Soccer, a liga de futebol de lá) se expande a cada dia e é cada vez mais comum encontrarmos camisas de clubes estadunidenses nas lojas. Vale lembrar que eles foram vice-campeões da Copa das Confederações deste ano. Outra coisa: Obama é fã de futebol. Não garante a Copa, como não garantiu as Olimpíadas para Chicago. Mas gosta, e isso leva a crer que comprará a briga.

Logo da candidatura inglesa (www.arsenal.com)

Para 2030, Argentina e Uruguai preparam a candidatura*.

É o mundo todo envolvido, concentrado em um esférico que vale milhões em rendimento, em infra-estrutura, em empregos.

Fica aqui o meu favorito. Não é o meu predileto, mas aquele país que acho que será a sede do Mundial FIFA 2018: a Austrália, em nome do desenvolvimento do futebol naquela parte do planeta e do preenchimento de todos os continentes. Afinal, depois de 2010 só faltará a Oceania para receber uma Copa do Mundo. Basta a FIFA enxergar isso.

*- http://www.mundialuruguay2030.com/

0 Responses to “Adiantados”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Esses Dias na História

16 de Janeiro

1605 – Publicado em Madrid a primeira edição de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha” (Livro I de Dom Quixote) de Miguel de Cervantes

17 de Janeiro

1377 – Papa Gregório XI muda o Papado de Avignon de volta para Roma

18 de Janeiro

1535 – Fundação de Lima, capital do Peru

19 de Janeiro

1983 – Anunciado o “Apple Lisa”, o primeiro computador pessoal comercial da Apple a ter uma interface gráfica do usuário e um mouse

20 de Janeiro

1917 – Lançado em disco “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil

21 de Janeiro

1911 – Ocorre o primeiro Rali de Monte Carlo

22 de Janeiro

1968 –  Apollo 5 lança o primeiro voo teste não tripulado do Módulo Lunar Apollo (LM-1) para o Programa Apollo da NASA

23 de Janeiro

1579 – União de Utrecht forma uma república protestante nos Países Baixos

24 de Janeiro

1984 – Apple Computer lança nos Estados Unidos o computador pessoal “Macintosh”

25 de Janeiro

1554 – Fundada a Vila de São Paulo de Piratininga, atual São Paulo, capital do estado homônimo e cidade com o maior número de habitantes do país

1924 – Abertura das Jogos Olímpicos de Inverno de Chamonix (FRA)

1934 – Fundação da Universidade de São Paulo (USP)

26 de Janeiro

1546 – Fundação da atual cidade de Santos (na imagem abaixo, o brasão de armas do município, cuja inscrição significa: “À Pátria ensinei a liberdade e a caridade”)

27 de Janeiro

1983 – Perfurado o eixo piloto do túnel Seikan, o túnel subaquático mais longo do mundo (53,85 km) entre as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido

28 de Janeiro

1808 – Promulgado o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas pelo Príncipe-regente de Portugal Dom João de Bragança, em Salvador

29 de Janeiro

1886 – Karl Benz patenteia o primeiro automóvel bem sucedido à gasolina

30 de Janeiro

1972 – Domingo Sangrento: paraquedistas britânicos abrem fogo contra manifestantes católicos em Derry, Irlanda do Norte, matando 14 pessoas.

31 de Janeiro

1966 – URSS lança a nave espacial não tripulada Luna 9 como parte do “Programa Luna”.

1º de Fevereiro

1987 – Instalada a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) no Brasil, presidida pelo deputado federal Ulysses Guimarães (a ANC trabalhou para a atual Carta Magna da República Federativa do Brasil, em 5-10-1988)

2 de Fevereiro

1914 – Fundação do Paysandu Sport Club, em Belém/PA

3 de Fevereiro

1536 – Pedro de Mendoza funda a cidade de Buenos Aires

4 de Fevereiro

1856 – Fundação da Vila de Mokói-Yembú, atual Dois Córregos

5 de Fevereiro

1973 – Os Estados Unidos enterram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em 30-4-1975

6 de Fevereiro

1840 – Assinatura do “Tratado de Waitangi”, na Nova Zelândia: garante a soberania do Reino Unido sobre o território. Também garante aos nativos da continuidade da chefia e a posse das suas terras e tesouros (tsonga em māori). Por fim, concede iguais direitos aos Māori e anglo-descendentes.

7 de Fevereiro

1756 – É assassinado Sepé Tiaraju, líder da resistência dos Sete Povos das Missões

Mundo Virga

🎙"ON DUTY"

Blog Stats

  • 140,899 hits

Virgilio’s Tweets

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: