Como Vovó já Dizia

..quem não tem colírio, usa óculos “escuro”! (Raul Seixas)

Os clubes desportivos no Brasil, em especial os de futebol pouco aproveitam e desenvolvem seu potencial comercial, o seu produto desportivo.

Poucos torcedores têm consciência que ao adquirir um produto oficial do clube, eles contribuirão diretamente com os rendimentos da instituição.

Os dois parágrafos acima, se somados e postos em prática, resultam em receita. Em ações de patrocínio, ações promoionais e relação duradoura da instituição desportiva com aquele que patrocina.

A prestação de serviços também é bem-vinda e gera rendimentos. Comercialização/terceirização de camarotes e prestação de serviços nas instalações e redondezas do clube também é uma iniciativa capaz de gerar rendimentos.

No Brasil conta-se nos dedos quem promove tais iniciativas. E até onde sabemos têm sido bem sucedidos.

O espetáculo desportivo é um produto. Sobre ele há consumo. Para além do espetáculo desportivo, o consumidor está apto a pagar pela marca do clube, pelo conceito, valores e princípios que a instituição desportiva transmite.

Isso vale aos grandes, médios e pequenos clubes, dentro das suas adequações. Onde quero chegar: de nada adianta vender um camarote por um valor elevadíssimo, se a equipe não disputa um torneio de ponta. 

Estádio do Radium, de Mococa-SP (jogosperdidos.zip.net)

Bom, escrevo isso porque ouvi de um amigo neste fim-de-semana uma frase que chamou minha atenção: “fazer o que estava ao alcance”. Pelo contexto da situação por ele colocada – que não vem ao caso citá-la -, eu entendi assim: “cada macaco no seu galho”. Se a instituição é pequena, não pode pôr em prática grandes projetos, deve se adequar à sua força institucional e financeira, caso contrário um resultado adverso pode custar a própria existência da organização. Isso não significa que uma instituição desportiva pequena deva sempre “pensar pequeno”. Não, não. Mil vezes não! Deve “pensar grande”, projetar algo muito forte em longo prazo, ou então, por que razão existe? É preciso ter ambição e trabalhar nela.

Vale aqui a máxima do Barão de Coubertin: “veja longe, fale francamente, aja firmemente.”

0 Responses to “Como Vovó já Dizia”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.767 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: