T.P.S.T.A.

Estimados pacientes, este texto é uma continuação do que escrevi em 21-09-2008, com o título “T.O.P.S.T.A.R.”.

Há acadêmicos que dizem que um atleta, para ser um topstar deve reunir características que tenham as iniciais com “T” (team), “O” (off-field life), “P” (physical characteristics), “S” (success), “T” (transferability), “A” (age) e “R” (reputation). O siginificado de cada uma dessas características está naquele texto.

Notem que no título deste texto que escrevo, faltam as letras “O” (off-field life) e “R” (reputation). Neste momento, é que falta para o golfista Tiger Woods voltar a ser um topstar. Se ele quiser ser, claro! O acidente de carro, o adultério e o consumo de entorpecentes tiraram essas duas letras dele, os patrocínios e alguns milhões de dólares.

tiger-woods_0

O golfista estadunidese Tiger Woods

Rein, Kotler e Shields (2008) dizem que a perda de patrocínios, tida como uma punição, pode ser eficaz quando um “garoto-propaganda” de produtos famosos se envolve em situações questionáveis. Talvez por isso ele considere o que ocorreu. Segundo os mesmos autores, nada pode ser mais prejudicial para a imagem do atleta que a divulgação pública de semelhantes transgressões.

Já aconteceu com George Best, com Ronaldo Nazário, com Maradona e Schumacher. Uns souberam dar a volta por cima. Outros não. Resta saber como Tiger vai lidar com isso tudo.

2 Responses to “T.P.S.T.A.”


  1. 1 Felipe Corbellini 15/12/2009 às 7:20 pm

    Texto breve, mas pertinente, parabéns Mestre! Minha opinião como um acompanhante da carreira do Tiger desde há tempos é que ele dará a volta por cima e voltará a ser um TOPSTAR. Afinal, erros todos nós cometemos e com certeza ele está pagando por isso, tanto financeiramente (o que para ele não irá fazer falta) como a nível pessoal (reputação, casamento, filhos…). Porém, não esqueçamos que o talento para jogar golfe ele nunca vai perder e com certeza em breve voltará aos campos e reconquistará os patrocinadores que fazem dele o desportista mais bem pago do mundo…

  2. 2 Biá 19/12/2009 às 3:57 pm

    E aí Vir?
    Parabéns pela página.
    Passe-me seu e-mail para lhe remeter algumas coisas.
    []s
    Biá


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.756 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: