Que Rei Sou Eu?

Eu era garoto e passava uma telenovela com esse título. Pois bem, você não acessou o blog da TV. Estamos a tratar do desporto e da sua profissionalização.

Era uma vez, no interior do País, um clube importante de uma cidade importante, cujo rival, da mesma cidade, também era importante. Era o clube da elite da cidade, enquanto o rival era mais humilde. A valerem da abundância de recursos e da paixão de seus torcedores, muitos dos dirigentes deste clube de origem rica aproveitaram-se da situação e apropriaram-se das suas receitas e patrimônio. Enquanto isso, o outro clube, de origem mais humilde, manteve os pés no chão, investiu em infra-estrutura e nas categorias de base. Em termos de resultados desportivos, enquanto um declinava o outro alcançava as metas estabelecidas.

Eis que atualmente o clube da elite está em um escalão do futebol duas vezes menor que o rival, que está no principal. Este, realiza um bom torneio; aquele, um péssimo.

De repente surge um investidor, capaz de sanar as finanças da instituição outrora roubada e investir no clube. “Vai ser a salvação!”, todos pensam. Será a salvação certamente se houver bom ambiente de trabalho, se houver sintonia entre a equipe do investidor e o presidente e conselheiros do clube. O investidor não pode parecer-se como tal, tampouco fazer as vezes. Deve investir, indicar e direcionar os investimentos, obviamente, assessorado por uma equipe profissional. Cabe ao presidente de facto representar o clube e auxiliar este investidor em questões internas.

O presidente também não pode ter ciúmes do investidor. Não pode ser o técnico da equipe. Tampouco o presidente pode. Aliás, para isso em um clube existe o departamento desportivo, departamento de futebol: para quem entende de desporto; para quem entende de futebol. Sem dar palpites, sugestões e com isso atrapalhar o trabalho do seu colega de clube, seja no âmbito desportivo quanto gerencial. Isso é profissionalismo.

Como diz a gíria, “cada macaco no seu galho”. Sem picuinhas e disputas de poder, por isso do título deste texto. Todos sabem a função de cada um e seu papel, seja em uma empresa ou em um clube desportivo. O que acontece fora do campo interfere dentro e, consequentemente, nos resultados.

Cada um em seu lugar, com seus direitos e deveres, pelo bem da organização. Tudo isso em nome do profissionalismo.

0 Responses to “Que Rei Sou Eu?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.756 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: