Marginal a 300

Em menos de 1 mês São Paulo receberá a primeira etapa da Fórmula Indy de 2010. Era para isso ter sido escrito há mais tempo por ser um tema delicado. Diante da recusa de algumas cidades, a capital paulista topou receber esta prova. Ela não será disputada em Interlagos, mas sim em um circuito de rua improvisado, a passar por parte da Marginal Tietê e do sambódromo do Anhembi.

Visualizem uma balança com dois pratos, como aquelas da Filizola. A balança é a cidade de São Paulo, representada pela Prefeitura Muncipal. Em um dos pratos, estão juntos: o oportunismo e a irresponsabilidade. No outro prato estão: a visibilidade e a geração de empregos.

Oportunismo porque São Paulo tirou proveito da situação em dado momento em benefício de seus interesses, aliado a irresponsabilidade de o dinheiro investido nesta corrida poder ser direcionado a questões mais urgentes do município. A pavimentação da Marginal Tietê não é nenhum exemplo, e parte do recurso público será aplicado para a recuperação da pista em benefício de apenas algumas centenas de metros, e não toda a extensão da via. Irresponsabilidade devido ao verão extremamente chuvoso e caótico por que passa a cidade, em conjunto com a falta de educação de parte dos cidadãos, que deixam diariamente toneladas de lixo nas ruas, o que torna mais complicado o serviço municipal de coleta: já não há lugar para tanto entulho. Vem a chuva, que sobrecarrega córregos, rios e leva o lixo junto. Já o lixo entope a galeria. A água não flui e vêm as enchentes. É um ciclo em que o político sempre leva a culpa. Pois bem, a culpa também é do cidadão nem um pouco educado. No entanto, o político podia incentivar através de investimentos públicos a coleta seletiva e as boas maneiras dos cidadãos.

Um parêntesis aqui: parece que já vi esse filme! Pouco antes das Olimpíadas de Pequim em 2008, o governo local fez uma campanha contra o hábito chinês de cuspir e urinar em vias públicas, em nome das boas maneiras. Em nome da convivência, melhor! No Rio já estão a prender gente que faz isso.

Falou-se apenas de coisas ruins, mas há o lado bom da vinda dessa prova ao Brasil e a São Paulo, principalmente: visibilidade é uma delas. São Paulo será mais vista na imprensa internacional, muito se falará dela, o que pode gerar investimentos futuros na cidade. Em segundo lugar, a geração de empregos e circulação de riquezas que esta etapa da F-Indy trará, principalmente no setor da prestação de serviços, como o hospitality da prova, o setor hoteleiro, de restaurantes e de transportes.

Percurso da F-Indy SP300

Percurso da F-Indy SP300

Obviamente, faltou planejamento ao firmar o compromisso de receber esta etapa de tão importante categoria. Tudo podia ter sido melhor organizado, sem tanta pressa, como se vê. Um evento esportivo – como todos -, para ser bem sucedido, é necessário fazer com antecedência, com planejamento. Ademais, é saber envolver toda a população da cidade, para que a maioria a veja com agrado. Planejar para que as pessoas se preparem em não pegar a Marginal Tietê durante a sua realização; que se preparem em não utilizar algum serviço que envolva o evento, a fim de evitar constrangimentos, tumultos e dores-de-cabeça. Infelizmente não era para escrever dessa forma. Os serviços devem ser prestados para todos, independentemente de participarem ou não do evento. No entanto, faz-se necessário: o Brasil não atingiu ainda um nível de obediência civil, educação e respeito ao próximo capazes de fazer com que o bem público seja bem administrado – pelo poder e pelos utentes – com o único e principal interesse de bem servir à população.

Ser contra a prova? Ficar contra a sua realização – isso significa ficar em contra a todos os benefícios por ela criados? Não. É preciso fazê-la e trabalhar para que em 2011 não sejam cometidos os erros de 2010 e que todos os paulistanos ganhem com esta prova.

0 Responses to “Marginal a 300”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Esses Dias na História

30 de Abril

1854 – Inauguração da primeira ferrovia do Brasil em seu trecho inicial, ligando o porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro

1912 – Fundação do América Futebol Clube (Belo Horizonte)

1º de Maio

1994 – Grave acidente mata o tricampeão mundial de pilotos de Fórmula 1, Ayrton Senna, durante o GP de San Marino

2 de Maio

1952 – O primeiro avião do tipo jato comercial do mundo, o de Havilland Comet 1, faz seu primeiro voo, de Londres a Joanesburgo

3 de Maio

1921 – Partição da Irlanda: o Ato do Governo da Irlanda de 1920 é aprovado, dividindo a ilha da Irlanda em Irlanda do Norte (Reino Unido) e Irlanda do Sul (República da Irlanda/Eire)

4 de Maio

1949 – Avião que transportava a delegação da equipe de futebol do Torino FC/ITA sofre acidente sem sobreviventes

5 de Maio

1862 – Cinco de Mayo: tropas lideradas por Ignacio Zaragoza impedem uma invasão francesa na “Batalha de Puebla” no México

6 de Maio

1949 – EDSAC, o primeiro computador eletrônico digital com armazenamento de programas, executa sua primeira operação

1994 – Inaugurado o “Eurotúnel”

7 de Maio

1927 – Fundação em Porto Alegre da VARIG (Viação Aérea Rio-Grandense), a primeira companhia aérea brasileira

1948 – Fundação da Viação Cometa

8 de Maio

1846 – Guerra Mexicano-Americana: “Batalha de Palo Alto”: Zachary Taylor derrota uma força mexicana ao norte do rio Grande na primeira grande batalha da guerra

9 de Maio

1386 – Assinada a Aliança Luso-Britânica entre Portugal e Inglaterra, a mais antiga aliança entre nações a vigorar

10 de Maio

1975 – Sony apresenta o gravador de videocassete Betamax no Japão

11 de Maio

912 – Alexandre se torna Imperador do Império Bizantino

12 de Maio

1551 – Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América, a Universidade Nacional Maior de São Marcos

13 de Maio

1888 – Fundação do Clube Atlético São Paulo (SPAC)

14 de Maio

1948 – Independência e criação do Estado de Israel

15 de Maio

1935 – O Metropolitano de Moscou é aberto ao público

16 de Maio

1929 – 1ª edição dos Óscares da Academia, em Hollywood/EUA

17 de Maio

1909 – Fundação do Paulista Futebol Clube, mais conhecido como “Paulista de Jundiaí” ou “Galo da Japi”

18 de Maio

1991 – A Somalilândia declara sua independência da Somália, mas sem reconhecimento da comunidade internacional

19 de Maio

1905 – Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade

20 de Maio

1989 – Criação de Palmas, cidade capital do Tocantins

2007 – Romário faz seu milésimo gol como futebolista profissional

21 de Maio

1904 – Fundação da Federação Internacional de Futebol (FIFA)

22 de Maio

1990 – Os líderes do Iêmen do Norte, Ali Abdullah Saleh, e do Iêmen do Sul, Ali Salim al-Baidh, proclamam o nascimento da República do Iêmen, mediante a unificação de ambos os territórios

23 de Maio

***Dia do M.M.D.C.***

1932 – No Brasil, são mortos estudantes paulistas (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo); surge a sigla “MMDC” utilizada como bandeira para um movimento revolucionário que viria em breve

24 de Maio

1822 – Independência do Equador

1866 – Batalha de Tuiuti, da Guerra do Paraguai, entre o exército paraguaio e as forças da Tríplice Aliança

25 de Maio

1810 – “Revolução de Maio”, na Argentina: era o estopim para o processo de independência do país que viria em 9 de Julho de 1816

26 de Maio

2004 – O FC Porto conquista, pela segunda vez, a Liga dos Campeões da Europa

27 de Maio

1703 – O Czar Pedro, o “Grande”, funda a cidade de São Petersburgo

Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Blog Stats

  • 142,753 hits

Virgilio’s Tweets

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: