Marketing de Emboscada em Futebol

Recentemente temos acompanhado várias faixas nas bancadas de alguns jogos de futebol com nomes que não são alusivos a bairros e cidades de onde vêm grupos de torcedores (e.g.: “Jardim Primavera”, “São Carlos”, “Pouso Alegre”), de torcidas organizadas ou frases de incentivo (e.g.: “Sempre contigo”, “Sou louco por ti”, “Minha segunda pele”). Nestes jogos elas são estrategicamente colocadas nas grades, no campo de visão das câmeras de TV.
Marketing de Emboscada em futebol: Cerro x Corinthians, 17 Mar 2010, em Assunção. Notem que as faixas das marcas "Gangster", "Rat Boy" e "Jinur's" estão estrategicamente colocadas nas grades, próximas ao centro do campo. Não pagam pelos direitos comerciais do torneio, todavia estão lá. Um caso de marketing de emboscada.

Marketing de Emboscada em futebol: Cerro x Corinthians, 17 Mar 2010, em Assunção. Notem que as faixas das marcas "Gangster", "Rat Boy" e "Jinur's" estão estrategicamente colocadas nas grades, próximas ao centro do campo. Não pagam pelos direitos comerciais do torneio, todavia estão lá. Um caso de marketing de emboscada.

São marcas de artigos de vestuário, como na foto acima, por exemplo: “Trip Side”, “Gangster”, “Rat Boy” e “Jinur’s”. Seus nomes nas faixas são escritos como a sua logomarca. Não pagam direitos à Confederação Sulamericana ou à agência responsável pela parte comercial da Copa Santander Libertadores para serem divulgadas nos jogos promovidos pela entidade esportiva. Têm como custos a confecção da faixa e a contratação informal de alguém para colocarem-na. Isso se chama marketing de emboscada. Em uma definição mais formal, é quando uma empresa que não detém os direitos de publicidade de um evento ou de uma transmissão, realiza ações a fim de promovê-la. Justamente o que fizeram as três marcas, que certamente pertencem ao mesmo grupo.

A “Calçados Romão” fazia muito isso no fim da década de 80 e início da de 1990, no estádio do Morumbi. Posicionava uma faixa com a logomarca da sua empresa atrás da bandeira de escanteio, para que quando as câmeras da TV focalizassem o batedor do canto ou a jogada (cruzamento), focalizariam também o símbolo da rede de lojas.

Existem tipos de marketing e um deles é o de emboscada. Alguns casos são sutis, discretos e causam boa impressão. Outros –  esse – nem tanto e podem conferir uma má imagem à empresa, o que ela não deseja.

2 Responses to “Marketing de Emboscada em Futebol”


  1. 1 Colle Kork 18/06/2010 às 2:28 am

    Nota 10! Parabéns pelo texto. Agradeço.

  2. 2 Colle Kork 18/06/2010 às 2:30 am

    Prefiro ficar anônimo, por isso meu e-mail não funcionará.
    Mas o que eu escrevi antes eu digo novamente.
    Nota 10 para o texto. Agradeço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.755 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: