Previsão dos Tempos

Outro dia conversavam sobre como seria o futebol daqui a 10 anos, em 2020. Não discutiam se o Brasil seria 8 vezes campeão mundial, mas sim como estaria a modalidade.

Disse aqui em textos anteriores que o futebol está longe de entrar em crise, bem longe mesmo. Entretanto, o futebol Sul-Americano sim. Se não tomarem cuidado, o futebol na Europa e na Ásia também entrarão. Na América do Sul não se respeita o árbitro de futebol, tampouco o adversário. Os estádios caem aos pedaços. O público é desrespeitado: falta de conforto e segurança. Os futebolistas exageram na maldade e deslealdade. Muitos não são exemplos como atletas ou como pessoas. Mal sabem falar e mesmo assim a opinião pública os venera, quer seja porque têm potentes bólidos, saem com as mulheres mais bonitas e conseguem trapacear (dentro e fora de campo).

Não venham com a estória de que esses jogadores tiveram origens humildes. Todos hoje têm acesso a educação e certamente eles tiveram estas condições. Não quiseram mesmo é aproveitá-la, uma vez que os valores da sociedade Sul-Americana estão invertidos: valoriza-se o carrão, a mulherada, o desrespeito à hierarquia, a trapaça e o dinheiro.

Para além disso, o câmbio é um fator que influencia para a crise por cá: chegam os gringos interessados em atletas e acabam por encher os bolsos de dirigentes que agem nos clubes por interesses próprios. Isso faz com que o futebol fora da América do Sul torne-se mais competitivo e referência na modalidade.

Hipócrita será dizer que há uma rivalidade entre Brasil e Argentina em futebol. Ora, isso acabou faz tempo! Brasileiros e argentinos não jogam mais às suas maneiras. Jogam à europeia, à russa, à turca e até à japonesa! Um já conhece o outro, sabem como jogam. Aí não tem graça: não há competitividade.

Se não tomarem uma atitude e se não houver uma mudança estrutural na organização desportiva, o futebol Sul-Americano em 2020 tornar-se-á menos competitivo ainda.

E haverá modalidades que vão conquistar mais espaço. Modalidades estas que cultivam os valores do esporte, sem desrespeito e trapaça. Modalidades que dão valor ao que o atleta é, e não o que ele tem.

0 Responses to “Previsão dos Tempos”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: