O Exemplo vem de Cima

Lá do México vem o exemplo, especicifamente do Club Deportivo Guadalajara Sociedad Anónima de Capital Variable , popularmente conhecido como “Chivas”. Não, não são os naming rights do renomado uísque.

CD Guadalajara SA de CV - "Chivas"

O "Chivas" de Guadalajara-MEX: exemplo de gestão no futebol, pouco reconhecido no mundo (mediotiempo.com.mx)

Exemplo porque estão na final da Copa Santander Libertadores, possuem uma taxa de ocupação no Estádio Jalisco de 90%, uma torcida apaixonada, consumidora e consomem todos os produtos do clube. Uma gestão profissional que oferece aos torcedores uma excelente prestação de serviços; os rendimentos obtidos com os patrocínios, com a venda de produtos licenciados e bilhetes, são revertidos no clube, quer seja nas categorias de base, quer seja no plantel principal (a fim de montarem uma equipe competitiva e que esteja sempre na disputa pelos títulos), quer seja na infra-estrutura da organização. Isso tudo para bem receberem seus torcedores e fornecer aos atletas as condições necessárias para a realização de um bom trabalho, que, em longo prazo poderão resultar em títulos, nesta situação:

Investimentos em uma Organização Esportiva

Investimentos em uma Organização Esportiva

Tudo parece ser muito simples ou talvez o quadro acima não signifique nenhum segredo. Entretanto é preciso vontade para fazer isso e que a gestão dos projetos de implementação de políticas para o clube/modalidade seja exímia.

O Chivas representa isso tudo e assim como outros clubes mexicanos, servem de exemplo para clubes de países da América do Sul, afinal México e a América do Sul possuem muitos pontos semelhantes. Ou isso ocorre naquele País em função da proximidade com os EUA e os exemplos que vêm mais de cima ainda? Certamente é um fator que contribui bastante.

Nada contra SC Internacional ou São Paulo FC, nada contra o crescente profissionalismo dos dois clubes, mas também nada mal que o Chivas vença a Santander Libertadores.

3 Responses to “O Exemplo vem de Cima”


  1. 1 Felipe Corbellini 06/08/2010 às 9:28 am

    Tô contigo Mestre, Chivas CAMPEÃO!!! Mas, agora falando sério, não consigo imaginar algum clube brasileiro com um modelo de gestão desses. Não porque seja impossível, mas sim pelo fato de haver muito interesses paralelos no meio futebolístico brasileiro, onde os clubes ao invés de investirem em profissionais para gerir o clube como uma empresa, colocam “cunhas” políticas que não entendem nada do que estão destinados a fazer e acabam por prejudicar o rendimento (financeiro e esportivo) do clube. Isso gera tudo aquilo que você bem ilustrou, só que de maneira contrária, má gestão, nada de títulos, torcedor insatisfeito, não vai ao estádio, não compra a marca do clube, time sem dinheiro, apenas diretores ricos… Acho que é mais ou menos assim… Abraço!

  2. 2 virgilioneto 09/08/2010 às 1:01 pm

    Fala, Tchê! Haha…começou já a torcida contra o Inter!
    Infelizmente é exatamente isso que acontece e a situação acaba por tornar-se uma bola de neve! Para reverter o quadro é preciso ter atitude e – o difícil – não estar ligado a nenhum grupo político ou de interessados.
    Abração, Tchê! Manda notícias.

  3. 3 Lenisa 03/09/2010 às 12:17 am

    Vir… agora que eu vi isso, então a torcida era pro chivas! Mas que traíra!!! rsrsrsrsrs Vou desconsiderar só por causa da data do post… bjs!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

15 de Fevereiro

1894 – Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo

16 de Fevereiro

1867 – Abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de São Paulo, a São Paulo Railway

17 de Fevereiro

1867 – O primeiro navio atravessa o Canal de Suez

18 de Fevereiro

1965 – Independência do Gâmbia

19 de Fevereiro

1846 –  O governo da República do Texas transfere oficialmente o poder para o governo do estado do Texas após a anexação do Texas pelos Estados Unidos

20 de Fevereiro

1962 – Programa Mercury: a bordo da “Mercury-Atlas 6”, John Glenn torna-se o primeiro americano a orbitar a Terra, fazendo três órbitas em quatro horas e 55 minutos

21 de Fevereiro

1945 – Segunda Grande Guerra: a Força Expedicionária Brasileira derrota as forças alemãs na Batalha de Monte Castello durante a Campanha da Itália

22 de Fevereiro

2002 – O líder político angolano Jonas Savimbi é morto em uma emboscada militar

Blog Stats

  • 146.312 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: