As marcas no esporte comunicam-se com o público, à maneira que melhor acharem. Em se tratando de marcas de artigos esportivos, vê-se que a Nike possui uma comunicação que reforça o lado individual, as estrelas e o desempenho. A Adidas, por outro lado, trabalha no sentido de o esporte como divertimento. A Le Coq Sportif no esporte como um estilo de vida.
Independente do direcionamento da comunicação das marcas no esporte – quer seja de equipamentos ou de uma modalidade -, ela só será efetiva diante de 3 aspectos:
Produto contagiante: o nome já diz, é preciso ser um produto que satisfaça as necessidades do consumidor e que esteja acima das expectativas dele;
Comunicação contagiante: recursos audio-visuais, utilização de referências podem fazer com que o consumidor se identifique com o produto;
Relacionamento contagiante: a possibilidade de interagir com o produto pode fazer com que o consumidor se sinta pertencente à comunidade de quem usa este produto.
Isso não é segredo algum, tampouco novidade. É aplicado em diversos setores da economia e precisa ser aplicado no esporte, especificamente no Brasil.
Procurem um caso agora de uma marca esportiva com uma excelente comunicação, aplicável à figura acima. São vários.
Prezado Virgílio
Sou Magnos Cassiao Casagrande, acadêmico de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria e estou desenvolvendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre marketing e Patrocinio Esportivo.
Tive acesso a um material resumido seu intitulado “Industria do Esporte”. Gostaria de saber se esse material é resultado de um artigo ou um trabalho maior e se você poderia de repassar esse material.
desde já agradeço
Um grande abraço
Magnos Cassiano Casagrande
Publicidade e Propaganda – UFSM
Bolsista PET Comunicação Social
Gostei desse post!