Quando a Marca se Comunica

As marcas no esporte comunicam-se com o público, à maneira que melhor acharem. Em se tratando de marcas de artigos esportivos, vê-se que a Nike possui uma comunicação que reforça o lado individual, as estrelas e o desempenho. A Adidas, por outro lado, trabalha no sentido de o esporte como divertimento. A Le Coq Sportif no esporte como um estilo de vida.

Independente do direcionamento da comunicação das marcas no esporte – quer seja de equipamentos ou de uma modalidade -, ela só será efetiva diante de 3 aspectos:

A efetividade da comunicação de uma marca esportiva (Fernández-Catelli, 2008)

A efetividade da comunicação de uma marca esportiva (Fernández-Catelli, 2008)

Produto contagiante: o nome já diz, é preciso ser um produto que satisfaça as necessidades do consumidor e que esteja acima das expectativas dele;

Comunicação contagiante: recursos audio-visuais, utilização de referências podem fazer com que o consumidor se identifique com o produto;

Relacionamento contagiante: a possibilidade de interagir com o produto pode fazer com que o consumidor se sinta pertencente à comunidade de quem usa este produto.

Isso não é segredo algum, tampouco novidade. É aplicado em diversos setores da economia e precisa ser aplicado no esporte, especificamente no Brasil.

Procurem um caso agora de uma marca esportiva com uma excelente comunicação, aplicável à figura acima. São vários.

2 Responses to “Quando a Marca se Comunica”


  1. 1 Magnos Cassiano Casagrande 18/08/2010 às 3:15 pm

    Prezado Virgílio

    Sou Magnos Cassiao Casagrande, acadêmico de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria e estou desenvolvendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre marketing e Patrocinio Esportivo.

    Tive acesso a um material resumido seu intitulado “Industria do Esporte”. Gostaria de saber se esse material é resultado de um artigo ou um trabalho maior e se você poderia de repassar esse material.

    desde já agradeço

    Um grande abraço

    Magnos Cassiano Casagrande
    Publicidade e Propaganda – UFSM
    Bolsista PET Comunicação Social


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.752 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: