Divisórias

No fim-de-semana que passou o estado do Pará realizou Plebiscito a fim dividirem ou não o estado em 3 outros: um Pará (menos de 1/3 do território atual), Tapajós (Santarém) e Carajás (Marabá). Em termos de esportes, a questão não seria afetada: em mais de 100 anos de história, só em 2011 um clube de fora de Belém (o Independente de Marabá) levou o estadual.

Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental no Mundial FIFA 1974

Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental no Mundial FIFA 1974

No entanto e pensando em outros lugares, se algumas divisões e separações acontecessem, poderiam ser sócio-economicamente viáveis. No entanto não em termos esportivos, sobretudo de alto-rendimento. Vamos imaginar amanhã que Catalunha e País Basco conseguem a independência. Vislumbrem portanto uma nova configuração geográfica da Liga Espanhola sem Barcelona, Espanyol, Real Sociedad, Osasuna e Athletic de Bilbao, ao levarem consigo milhões de consumidores. Pobre. A Liga Espanhola empobreceria em nível técnico e econômico. Não haveria, portanto, nem Real-Barça como houve sábado passado.

O esporte dos Bálcãs perdeu em competitividade com o fim da Iugoslávia. Dínamo Zagreb, Partizan e Estrela Vermelha não jogam o mesmo campeonato, salvo em torneios europeus.

Por outro lado, os casos de integração são pouco comuns. Caso das duas Alemanhas, quando em 1992 uniram seus campeonatos esportivos. Em pouquíssimas modalidades observamos instituições esportivas do leste (Alemanha Oriental) na principal divisão. Situação diferente poderia ser encontrada com – imaginemos – Celtic e Rangers disputando a Barclays Premier League da Inglaterra, assim como o galês Swansea faz.

Exemplos de sucesso são as ligas profissionais norte-americanas. Já não é possível pensar nos campeonatos de hóquei-no-gelo e beisebol com as franquias separadas pelos países. O chamariz de muitos jogos baseia-se na rivalidade entre os EUA e Canadá. Agora o “soccer” entra na onda, com o anúncio da entrada de Montréal na MLS.

Dividir custa caro. Além do peso político e econômico, há o peso social. Se as separações mesmo acontecem (como nos casos da Espanha e dos EUA), o motivo da graça – o sentido do confronto, da polêmica, da oposição – é perdido também. Em termos esportivos!

0 Responses to “Divisórias”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Esses Dias na História

20 de Novembro

1994 – O governo de Angola (MPLA) e os rebeldes (UNITA) assinam o protocolo de Lusaka, no Zâmbia, e colocam fim a 19 anos de Guerra Civil

21 de Novembro

1902 – O Philadelphia Football Athletics derrota o Kanaweola Athletic Club de Elmira/NY por 39 a 0, no primeiro jogo profissional do Futebol Americano jogado à noite

22 de Novembro

1975 – Juan Carlos é declarado Rei da Espanha, após a morte do Gral. Franco

23 de Novembro

1971 – A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU

24 de Novembro

1973 – É imposto limite de velocidade nas “AutoBahns” alemãs em função da crise do petróleo. Esta imposição dura apenas 4 meses.

25 de Novembro

1966 – Primeiro link de TV entre o Reino Unido e a Austrália

26 de Novembro

1917 – Formação da National Hockey League/Liga Nacional de Hóquei (NHL) com as seguintes equipes (todas canadenses): Montréal Canadiens, Montréal Wanderers, Ottawa Senators, Québec Bulldogs e Toronto Arenas

27 de Novembro

***Dia de São Virgílio***

1971 – O programa espacial soviético comemora a chegada do módulo “Mars 2”, o primeiro objeto produzido pelo homem a atingir a superfície do planeta Marte

Blog Stats

  • 145.756 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: