Recolocaram a Zâmbia no mapa! Claro, ela já lá estava, mas havia pouquíssimo espaço para este país da África meridional envolto por vizinhos mais famosos, turbulentos ou não, como o Zimbábue, a África do Sul e a República Democrática do Congo. A Zâmbia, por ali, é uma das nações mais estáveis, política e economicamente. Portanto, pouco sabe-se de lá.
O esporte tratou por colocar este país no mapa e, por isso, sabermos um pouco mais dele. Quase 19 anos atrás, tentaram colocá-lo, mas um desastre aéreo no Gabão impediu isso e matou 18 jogadores da seleção de futebol que disputava o apuramento para o Mundial FIFA de 1994 nos EUA. A próxima geração de jogadores demorou até 2012 para aparecer com mais destaque e vencer a Copa Africana de Nações.
O futebol, dizia Mauss, é o fato social total. Através do jogo se entende a sociedade de um país. Com a Zâmbia não é diferente: país estável, de pouca população e com boas impressões no cenário internacional. Quase duas décadas de espera e a Zâmbia está de novo em evidência, mas desta vez por terem conquistado a Copa Africana de Nações, através de muita paciência e com base em resultados de longo prazo, assim como tem sido com o crescimento da sua economia e condução política.
Parabéns, Zâmbia!
0 Responses to “Zâmbia no Mapa”