Como o Futebol explica o Egito

Tragédia de Hillsborough em 1989

Tragédia de Hillsborough em 1989

Uma das maiores tragédias do esporte aconteceu no Egito, ontem, após o encerramento da partida entre os locais do Al-Masry e o Al-Ahly, em Porto Saïd, com a vitória dos donos-da-casa por 2 a 1. Setenta e quatro mortos até agora e aproximadamente 150 feridos.

Em pleno século XXI, com toda a tecnologia de conforto e segurança de recintos esportivos que existe, com toda a consciência na preservação de vidas humanas – que se achava haver -, dezenas de mortos em o que deveria ser um jogo de futebol. E pensar que na Inglaterra, há 23 anos, em 1989, Hillsborough contava 96 mortos na semifinal da Taça da Clubes entre Liverpool e Nottingham Forest.  Desta vez, no Egito, um dos clubes envolvidos era o Al-Ahly, que é comum vê-lo em grandes disputas internacionais. Está longe de ser considerado um grande clube como os europeus e os sul-americanos, mas é um dos principais, levando em consideração cada continente, no caso, o africano. Sobretudo por ser do Egito e pela tragédia haver acontecido lá, País que tem o maior número de títulos na África.

do Egito vamos lembrar o que há de bom

do Egito vamos lembrar o que há de bom

O que aconteceu ontem é um espelho do atual cenário político e social do Egito. Não faz tempo a população destituiu um Presidente, Hosni Mubarak. Desde então, não conseguiram se organizar em um novo governo. Como consequência, não há lá um Estado de Direito, que coloque deveres e direitos aos cidadãos. Cada um faz o que bem entende. A Força Pública não tem mais autoridade: não conseguiram conter uma revolta popular, que teve resultado ao derrubar um Presidente, quanto mais qualquer mobilização menor.

E isso se deu, infelizmente, no esporte. Oras, já é um ambiente de o espectador (torcedor) fugir da rotina, de vivenciar o conflito e a tensão, a experiência. Não há qualquer explicação para tal barbárie. Explicação sim há em o futebol, infelizmente neste caso, espelhar as falidas instituições que o Egito possui. Por haver vencido os campeões nacionais, de virada, os torcedores do Al-Masry ficaram mais hostis aos adversários do Al-Ahly e impuseram essa agressividade – sem qualquer fundamento – nos torcedores da outra equipe, além de invadirem o campo e agredirem os atletas. Resultado: dezenas de mortos e feridos.

Cada um faz, portanto, o que bem entender. E salve-se quem puder.

3 Responses to “Como o Futebol explica o Egito”


  1. 1 Jéssica Mazza 02/02/2012 às 3:57 am

    A falta de um “Estado de Direito” ou um governo forte não justifica violência e insensatez. A liberdade não justifica a imprudência, a violência. Um povo conquistou a liberdade depondo um ditador, (muitos) torcedores perderam o respeito, a dignidade e (pela lei deveriam/devem perder) a recém-conquistada liberdade. Um caso lamentável, mas que não deve ser ligado ao momento político do Egito.

  2. 3 Felipe Corbellini 02/02/2012 às 11:26 am

    Falou tudo “Doctor”… LAMENTÁVEL!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144,522 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: