O Discurso do Príncipe

Não é Rei, como no filme “O Discurso do Rei”, mas é Monarca e prega um discurso comum e universal: o esporte. É através dele que o Reino Unido procura se aproximar com o planeta, representada pela sua Família Real.

Nada melhor como instrumento para fazer isso, afinal o esporte é uma linguagem universal, integradora, de fácil entendimento e politicamente ‘neutro’. 2012 é ano de Jogos Olímpicos, Londres receberá o evento. Mais um fator para o esporte servir de motivo para os Britânicos lançarem-se ao mundo novamente, assim como foi durante o século XIX. Não há como negar: se não fossem eles, não jogaríamos futebol, rúgbi ou críquete. Talvez o conceito de esporte moderno seria outro, afinal, caso o Império Russo fosse predominante à época, dificilmente jogaríamos o hóquei-no-gelo por 2 motivos: 1) o clima, óbvio; 2) o hóquei-no-gelo é uma variante do hóquei-na-grama, surgido na Inglaterra. Ou seja, se não houvesse o hóquei-na-grama, não haveria o hóquei-no-gelo.

Harry, o Príncipe que veio ao Brasil há alguns dias para promover o seu Reino, jogou bolas (a oval e a redonda) e pólo, representa muito bem a imagem que se quer passar da Grã-Bretanha para o planeta: juventude, humanismo, versatilidade e dinamismo.

2012 is Great Britain (um dos lemas da campanha de divulgação do Reino Unido pelo mundo; 2012 é ano de Olimpíadas, ou seja, um grande ano, ‘Great’, e aproveita para completar o nome do País, com, ‘Britain’, grande como é o ano).

Diferentemente das últimas décadas, em que o Reino Unido manteve-se em confortável situação sócio-econômica, os últimos anos mostraram que ‘olhar’ apenas para a Europa e suas ex-colônias não é iniciativa sustentável em longo prazo em termos econômicos e diplomáticos. Para isso, a maneira menos agressiva de se aproximar desses países, é o esporte. Ao se aproveitar dos Jogos Olímpicos e por ter sido lá onde o esporte moderno surgiu, os Britânicos fazem muito bem em usar o esporte como instrumento para se promoverem.

Em princípio essa política não sustenta um regime político baseado no autoritarismo e na ausência de direitos humanos. Por isso, não podemos dizer que é errado o Reino Unido usar o esporte para tal. O Brasil fez o mesmo, em 2004, no Jogo da Paz, no Haiti.

0 Responses to “O Discurso do Príncipe”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Mundo Virga

Houve um erro ao recuperar imagens do Instagram. Uma tentativa será refeita em poucos minutos.

Siga-me no Twitter

Blog Stats

  • 147.388 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: