Os Fergusons

Sir Alex Ferguson CBE*, anunciou a aposentadoria hoje, depois de 27 anos à frente do Manchester United FC. Vários títulos locais, continentais e mundiais foram conquistados. Muitos vão falar do trabalho dele, legado para o esporte e fazer inúmeras análises sobre sua carreira.

Prefiro destacar o método de trabalho dele em estabelecer e seguir uma metodologia para a construção de equipes de alto-rendimento, estabelecendo hierarquia, liderança e liberdade. Depois que Anderson (ex-Grêmio FBPA e ex-FC Porto) foi para lá não ouvimos mais sobre casos de indisciplina do brasileiro. Eric Cantona por lá teve êxito, mas não durou muito.

alex aberdeenNo entanto, observar esses pontos com um olhar apenas ao Manchester United, é ingenuidade. As maiores conquistas dele foram no escocês Aberdeen FC (foto). Um clube pequeno – distante dos grandes Glasgow Rangers e Celtic – cujo treinador o conduziu para os títulos de 3 ligas, 4 copas e uma Recopa Europeia, sobre o Bayern de Munique. A outra grande conquista continental de um clube escocês foi a do Celtic com a Liga dos Campeões, em 1967. Em analogia, foi o que Brian Clough fez com o Nottingham Forest da Inglaterra, ao conquistar a mesma Liga dos Campeões da Europa por duas vezes (1979 e 1980), claro, guardadas as devidas proporções.

O que um manager como Ferguson deixa perceber ao meu ‘olho nu’, é em saber transformar grandes elencos com atletas de distintos perfis, em famílias. Famílias felizes, como são ‘Os Simpsons’, dão resultados e audiência, assim como são (eram) ‘Os Fergusons’.

* CBE – Comendador do Império Britânico

0 Responses to “Os Fergusons”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: