Questão de Imagem

Há alguns dias li o comentário de um amigo, que viu pela TV o presidente do IRB (Conselho Internacional de Rúgbi) na tribuna de um estádio. Temia o meu amigo em a IRB tornar-se como a FIFA. Jeróme Valcke, Secretário-Geral da entidade do futebol, disse recentemente sobre a necessidade de mudar a imagem dela, como pode ser visto no ‘de Letra‘, neste blog.

As entidades que regulamentam o esporte são de Direito Privado e por isso elas não possuem alguns compromissos que uma empresa pública possui, como a de publicar os salários de seus colaboradores. No entanto, os esporte são de interesse público e por isso surgem demandas que questionam a transparência e idoneidade das instituições que os administram.

Por outro lado, sem profissionalismo o público não terá acesso a eventos (e também o crescimento das modalidades) tão bem realizados, como são os da FIFA, os da NBA, FIVB (voleibol) e do IRB. Ingenuidade pensar que fazem isso por voluntariedade ou por filantropia. Para haver profissionalismo, é preciso que haja rendimentos financeiros, parte deles direcionada ao pagamento desses profissionais.

Não há nada de ruim de estas entidades procurarem pelo lucro. No entanto, por ser um bem público, é preciso proteger o esporte através de 2 pilares: quem faz o esporte (os atletas) e quem o consome (espectadores e praticantes).

O porquê destes dois pilares trataremos em outro texto.

Para os numerólogos, este texto é o #333.

Divirtam-se com o quiz abaixo:

0 Responses to “Questão de Imagem”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

16 de Janeiro

1605 – Publicado em Madri a primeira edição de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha (Livro I de Dom Quixote), de Miguel de Cervantes

17 de Janeiro

1909 – Fundação da Universidade Federal do Amazonas, uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil

18 de Janeiro

2002 – Declarada encerrada a Guerra Civil de Serra Leoa

19 de Janeiro

1951 – Inaugurada pelo presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra a Rodovia Presidente Dutra ligando São Paulo e Rio de Janeiro

20 de Janeiro

1567 – Os Povos Originários da região mais as tropas de Estácio de Sá expulsam os franceses e estabelecem o povoado do Rio de Janeiro, em um dia de São Sebastião. Por isso o nome completo da atual capital do estado do Rio de Janeiro é São Sebastião do Rio de Janeiro

21 de Janeiro

1911 – Ocorre o primeiro “Rali de Monte Carlo”

22 de Janeiro

1532 – Fundação da vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a mais antiga do Brasil

23 de Janeiro

1900 – Guerra dos Bôeres: termina a batalha de Spion Kop entre as forças do Reino Unido contra as da República da África do Sul e do Estado Livre de Orange, com derrota dos britânicos. É em referência a esta batalha que parte do estádio do Liverpool FC (Anfield Road) é conhecida como a “Kop”

24 de Janeiro

1984 – A Apple lança o Macintosh

25 de Janeiro

1554 – Fundação de São Paulo de Piratininga, capital do estado de São Paulo

1576 – Fundação de São Paulo da Assunção de Luanda, capital da República de Angola

26 de Janeiro

1788 –  Uma primeira frota britânica, liderada por Arthur Phillip, atraca em Porto Jackson (baía de Sydney) e estabelece o povoado de Sydney, o primeiro assentamento europeu na Austrália. Como lembrança, é neste dia celebrado o “Dia da Austrália”

1841 – Hong Kong torna-se parte do Reino Unido

Blog Stats

  • 146.162 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: