Questão de Imagem

Há alguns dias li o comentário de um amigo, que viu pela TV o presidente do IRB (Conselho Internacional de Rúgbi) na tribuna de um estádio. Temia o meu amigo em a IRB tornar-se como a FIFA. Jeróme Valcke, Secretário-Geral da entidade do futebol, disse recentemente sobre a necessidade de mudar a imagem dela, como pode ser visto no ‘de Letra‘, neste blog.

As entidades que regulamentam o esporte são de Direito Privado e por isso elas não possuem alguns compromissos que uma empresa pública possui, como a de publicar os salários de seus colaboradores. No entanto, os esporte são de interesse público e por isso surgem demandas que questionam a transparência e idoneidade das instituições que os administram.

Por outro lado, sem profissionalismo o público não terá acesso a eventos (e também o crescimento das modalidades) tão bem realizados, como são os da FIFA, os da NBA, FIVB (voleibol) e do IRB. Ingenuidade pensar que fazem isso por voluntariedade ou por filantropia. Para haver profissionalismo, é preciso que haja rendimentos financeiros, parte deles direcionada ao pagamento desses profissionais.

Não há nada de ruim de estas entidades procurarem pelo lucro. No entanto, por ser um bem público, é preciso proteger o esporte através de 2 pilares: quem faz o esporte (os atletas) e quem o consome (espectadores e praticantes).

O porquê destes dois pilares trataremos em outro texto.

Para os numerólogos, este texto é o #333.

Divirtam-se com o quiz abaixo:

0 Responses to “Questão de Imagem”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: