Copado

E acabou o Mundial FIFA Brasil 2014. Foi um grande sucesso, sem sombra de dúvidas, mostrou pontos positivos mas deixou muito claro os negativos.

Os positivos muitos sabem: a cortesia e a receptividade, sobretudo. Os negativos: a falta de infra-estrutura, a dificuldade para fazer turismo (preço, infra-estrutura, inadequação de serviços), o transporte público ineficiente e a imprudência no trânsito. O Ministério do Turismo quer trabalhar para aumentar o fluxo de visitantes no Brasil, ao ressaltar os itens positivos supracitados. Entretanto, este não é um trabalho do Ministério do Turismo apenas. Se há uma percepção negativa do país, todo o Executivo deve trabalhar em conjunto. O Brasil não transmite credibilidade suficiente para atrair turistas. A qualidade percebida é baixíssima e, ainda mais com os 7 a 1 do último dia 8 de Julho, menos ainda.

Isso não é besteira. De fato acontece e se chama ‘marca país’. Obviamente a vitória alemã não vai fazer as pessoas a preferirem BMWs ou Porsches, até mesmo porque essas marcas já são muito bem reconhecidas. Mas o quarto título mundial aumenta a qualidade percebida do esporte alemão e da capacidade de planejamento e execução de uma organização alemã (esportiva ou não).

O Brasil não possui empresas ou marcas como Porsches ou BMWs, por isso o desempenho de uma delegação esportiva brasileira é mais importante ainda para a credibilidade do país. Essa credibilidade traduz-se em turismo, posicionamento internacional pelo acesso a informação, pelo acesso a tecnologias, além das oportunidades de investimento externo.

Sem dúvida alguma o Brasil foi posto à prova. O Mundial de futebol escancarou que se o Brasil quer ser um grande país, há muito ainda para ser feito, muito ainda para a nossa sociedade mudar. Alguns comportamentos gestos e atitudes são primitivas, ridículas e inaceitáveis, dentre elas: levar vantagem nas situações, torcer contra um país ou não aceitar uma derrota. Não há grandeza nessas atitudes. São situações como estas que também colocam a sociedade à prova, por mais que não possam parecer.

Oxalá tenhamos aprendido algo e, tomara, vamos em frente.

0 Responses to “Copado”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Virgilio’s Tweets

Esses Dias na História

14 de Agosto

1974 – Nasce Ryan Gracie, grande responsável pela expansão dos negócios da família com academias de Jiu-Jitsu Brasileiro.

15 de Agosto

1823 – Adesão da Província do Grão-Pará ao Império do Brasil.

16 de Agosto

1992 – O inglês Nigel Mansell torna-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1

17 de Agosto

1979 – Fundada a Associação Nacional de Jornais do Brasil, com o objetivo de defender a liberdade de imprensa

18 de Agosto

1964 – A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (política de segregação racial)

19 de Agosto

1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

20 de Agosto

2016 – O Brasil conquista a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos.

21 de Agosto

1991 – Tentativa de golpe na URSS: a junta é dissolvida e Mikhail Gorbachev recupera o poder. O parlamento da Letônia proclama sua independência da URSS.

22 de Agosto

1910 – Anexação da Coreia pelo Japão, o que quase extinguiu a cultura coreana.

23 de Agosto

1987 – O Brasil conquista a medalha de ouro no basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos.

Blog Stats

  • 144.581 hits

#CulturaDeRugby


%d blogueiros gostam disto: